11 de fevereiro de 2008
- Segunda-feira -
XIV Escola de Verão
"V o l t a  à s  A u l a s"
Por Lúcia Beatriz Torres
Muito aguardada por estudantes e pesquisadores da área, teve início hoje a XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal.
Tradicionalmente organizada no período das férias escolares pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), o evento trouxe para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 250 participantes de instituições de diversas partes do país. Até a próxima sexta-feira, os alunos irão desfrutar de uma jornada intensa de cursos e conferências com renomados especialistas brasileiros e estrangeiros da Química Farmacêutica Medicinal.

Na cerimônia de abertura da XIV Escola de Verão estiveram presentes representantes de diversas instâncias da UFRJ e do Instituto do Milênio Inovação e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (IM-INOFAR)
- instituição que proporcionou a vinda do Prof. Tudor I. Oprea, da University of New México School of Medicine (EUA), que inaugurou o ciclo de Conferências, ao meio-dia, palestrando sobre a importância da Bioinformática na descoberta de novos fármacos.



Quatro cursos em nível de graduação e pós-graduação tiveram inicio hoje:

Introdução à Química Farmacêutica Medicinal
- Prof. Eliezer J. Barreiro (UFRJ) -

Bioensaios celulares: princípios ativos e aplicações - Profª Letícia Veras Costa Lotufo (UFC)

Metabolismo e Toxicidade de Fármacos
Profª Lídia Moreira Lima (UFRJ) -

Highlights in Medicinal Chemistry
Prof. Tudor I. Oprea

(University of New México/EUA)

Este foi o primeiro dia da XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal.