12 de fevereiro de 2008
- Terça-Feira -
XIV Escola de Verão
"Diversidade Regional no aprendizado da
Química Farmacêutica Medicinal"
Por Lúcia Beatriz Torres
Hoje, um painel especialmente preparado pela Comissão Organizadora, assinalando os Estados brasileiros presentes na XIV Escola de Verão, chamou a atenção de quem passava pelo saguão.
Os alunos quiseram conferir, de perto, se o comparecimento do seu Estado havia sido computado. Este ano a XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal também teve a honra de receber a ilustre presença de uma representante do Panamá suas atividades acadêmicas.




Diretamente do Estado de Minas Gerais, com o patrocínio da SINC do Brasil – que é parceira da Escola de Verão, desde a sua primeira edição - veio o Prof. Mauro Martins Teixeira (UFMG), que apresentou uma criativa Conferência sobre o desenvolvimento de fármacos antiinflamatórios para o tratamento de doenças infecciosas.
Até a seleção brasileira de futebol de, 1970 e 2006, serviu de exemplo para ilustrar o processo inflamatório de uma célula.

Pela manhã e à tarde tiveram continuidade os cursos de Introdução à Química Farmacêutica Medicinal - Prof. Eliezer J. Barreiro (UFRJ); Bioensaios celulares: princípios ativos e aplicações - Profa. Letícia Veras Costa Lotufo (UFC); Metabolismo e Toxicidade de FármacosProfa. Lídia Moreira Lima (UFRJ) e Highlights in Medicinal Chemistry – Prof. Tudor I. Oprea (University of New México/EUA.

Assim foi o segundo dia da XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal.