13 de fevereiro de 2008
- Quarta-Feira -
XIV Escola de Verão
Química Medicinal atualizada, revisada e ampliada
Por Lúcia Beatriz Torres
Hoje a XIV Escola de Verão se despediu dos cursos: “Highlights in Medicinal Chemistry”, ministrado pelo Prof. romeno, Tudor I. Oprea (University of New México/EUA) e “Bioensaios celulares: princípios ativos e aplicações” da Profa. Letícia Veras Costa Lotufo (UFC), que nesta última aula convidou a Profa. Maria das Graças Henriques (Farmanguinhos/ FIOCRUZ) para falar sobre os bioensaios celulares voltados para o desenvolvimento de medicamentos antiinflamatórios e antialérgicos.

 

  Clique na foto para ampliar
Antes de retornar pra o Ceará, a Profa. Letícia Lotufo ainda brindou os participantes da XIV Escola de Verão com a sua conferência sobre a bioprospecção de substâncias com potencial anticâncer, em plantas do semi-árido nordestino.
Sua linha de pesquisa despertou duplamente o interesse da Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda., que além de patrocinar a conferência ainda convidou a pesquisadora para apresentar o seu trabalho na próxima reunião do Conselho Científico da empresa.

Enfim chegou um momento tão esperado pelos amantes da Química Farmacêutica Medicinal.

Conforme prometido na edição do ano passado da Escola de Verão, os professores Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga realizaram a cerimônia de pré-lançamento da 2ª edição atualizada, revisada e ampliada do livro “Química Medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos”, publicado pela editora Artmed.

Previamente à sessão de autógrafos, o Prof. Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química da UFRJ e amigo pessoal dos autores, fez uma breve apresentação do mais novo candidato à best-seller científico.



Assim transcorreu o terceiro dia da XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal.