14 de fevereiro de 2008
- Quinta-Feira -
XIV Escola de Verão
Inter e Multidisciplinariedade na
Química Farmacêutica Medicinal

Por Lúcia Beatriz Torres

Na parte da manhã, teve início, hoje, na XIV Escola de Verão o curso “Aspectos da interdisciplinariedade em Química Farmacêutica Medicinal”, do Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio/UFRJ). Já na parte da tarde, os professores Heloísa Beraldo (Instituto de Química/UFMG) e Nicholas Farell (Virginia Commonwealth University/USA) ministraram um workshop sobre Química Bioinorgânica Medicinal, que, para o privilégio dos alunos teve sua “carga horária” inesperadamente estendida, devido a sua complexidade temática.

        
        

À convite da Profa. Lídia Moreira Lima (UFRJ), o curso “Metabolismo e toxicidade de Fármacos” foi especialmente apresentado pelas Profas. Nelilma Romeiro e Aline Guerra Manssour Fraga que, de forma didática, detalharam o funcionamento de dois softwares para a predição de metabólitos, o Meteor e o MetaSite. Amanhã, último dia da XIV Escola de Verão, será concluído o já tradicional curso do Prof. Elizer J. Barreiro (UFRJ), “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal”.

Com oferecimento do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), Ana Luisa Palhares de Miranda (LASSBio/UFRJ) proferiu uma conferência sobre as propriedades farmacológicas de diferentes séries de N-acilidrazonas planejadas e sintetizadas como protótipos de fármacos antitrombóticos e antiinflamatóricos.
Um olhar da farmacologia dentro da multidisciplinariedade da XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal.