15 de fevereiro de 2008
- Sexta-Feira -
XIV Escola de Verão
A Grande Despedida da Química Farmacêutica Medicinal
Por Lúcia Beatriz Torres
Após cinco dias de intensas atividades acadêmicas, a XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal chegou ao fim. Ao todo foram 6 cursos, um workshop e 5 conferências, com especialistas nacionais e estrangeiros.
Duzentos e cinqüenta alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes científicos em Química Farmacêutica Medicinal e trocar experiências entre as diferentes regionalidades presentes no evento.

O Tutorial em Química Computacional e Modelagem Molecular, ministrado pela Profa. Nelilma Correia Romeiro (LASSBio/ UFRJ) foi a grande inovação no último dia da XIV Escola de Verão, através de exercícios nas plataformas de software, conseguiu transmitir para os alunos uma visão prática do que é a modelagem molecular.

Para encerrar o ciclo de conferências “ao meio-dia”, desta vez patrocinada pelo Instituto Virtual de Fármacos (IVF), o Prof. irlandês, Nicholas Farell (Virginia Commonweath University/EUA), utilizou o seu “português” adquirido em suas inúmeras expedições científicas ao Brasil e proferiu uma excelente palestra sobre as diferentes estratégias para se planejar “matalofármacos” anti-câncer.

Uma sessão de fotos especialmente preparada pela Comissão Organizadora do evento finalizou, com “chave-de-ouro”, a XIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal, que acabou de terminar, mas já está deixando saudade.


Galeria de fotos do dia (clique nas fotos para ampliar)