XV EVQFM - LASSBio UFRJ
10 de fevereiro de 2009
Terça-Feira
XV Escola de Verăo
"Nostalgia química de quem completa 15 anos"
Por Lúcia Beatriz Torres

Este ano os corredores da XV Escola de Verão foram decorados com síntese da mais pura nostalgia. Para relembrar e comemorar os seus 15 anos, a Comissão Organizadora preparou uma retrospectiva com cartazes, bolsas, camisetas, fotografias de antigas escolas. Desde a sua I Edição, realizada em 1995, mais de 2.000 alunos já  participaram da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal, que tem em seu currículo 63 conferências e quase uma centena de cursos ministrados por especialistas nacionais e estrangeiros.













Representando os professores brasileiros que proferiram conferências ao longo dos 15 anos da Escola de Verão, o Prof. Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química da UFRJ apresentou, neste 2º. dia do ciclo de conferências,  um panorama atual da Química Medicinal no Brasil. Ao realizar análises comparativas das publicações tupiniquins veiculadas em 4 periódicos de referência internacional, nos últimos 10 anos, o Prof. Ângelo Pinto apontou o Estado do Rio de Janeiro como o mais produtivo da área, dando destaque especial à atuação do LASSBio.















Das 8 da manhã às 18 horas da tarde. Um ritmo puxado, mas ninguém reclama. Muitos vieram de longe só para aprofundar os seus conhecimentos na Química Farmacêutica Medicinal. Hoje, dando continuidade ao curso de Farmacologia Clínica, a XV Escola de Verão recebeu a dobradinha de professores Izabel V. Villela (UFGRS) e Dr. Eduardo Pagani (Cristália). E prosseguindo com o Highligths in Medicinal Chemistry, o Prof. Peter Gmeiner (University Friedrich Alexander – Alemanha).












Com o maior número de alunos inscritos e também com a carga horária mais elevada, os cursos de Introdução à Química Farmacêutica Medicinal, ministrado pelo Prof. Eliezer J. Barreiro e o Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas, apresentado pela Profa. Lídia M. Lima, ambos do LASSBio/ UFRJ, foram as grandes vedetes da XV Escola de Verão. Tiveram início ontem na segunda-feira e encerrar-se-ão apenas na sexta, juntamente com a despedida do evento.

Gilvanildo Santos da Silva, aluno de mestrado em Química da UFAL, está inscrito nos dois cursos, mas não é calouro na Escola de Verão. Participou do evento no ano passado e gostou tanto que voltou para repetir a dose. “O curso do Eliezer estou fazendo pela segunda vez. Para sedimentar bem o conhecimento, absorver todas as informações. Como eu não tenho formação na área de Farmácia, fica um pouco complicado fazer isso tudo de uma vez só”, explicou Givanildo.
XV EVQFM LASSBio UFRJ
Painel comemorativo da Escola de Verão
chamou a atenção dos alunos

XV EVQFM LASSBio UFRJ
Prof. ÂNGELO DA CUNHA PINTO
- Instituto de Química/ UFRJ -

XV EVQFM LASSBio UFRJ
Profa. IZABEL V. VILELLA (UFGRS)
- Curso de Farmacologia Clínica -

XV EVQFM LASSBio UFRJ
Givanildo Santos da Silva (UFAL)
Está participando da Escola de Verão pela segunda vez