XV EVQFM - LASSBio UFRJ
11 de fevereiro de 2009
Quarta-Feira
XV Escola de Verăo
"Dia de homenagens para aqueles que ajudaram a
construir a sua trajetória científica de sucesso"
Por Lúcia Beatriz Torres
Hoje a XV Escola de Verão despediu-se dos cursos: “Highlights in Medicinal Chemistry” ministrado pelo pesquisador alemão Prof. Peter Gmeiner (Friedrich Alexander Universität/ Nürnberg) em conjunto com o cientista italiano Prof. Pier Giovanni Baraldi (Universitá di Ferrara) e “Farmacologia Clínica” apresentado pelo Dr. Eduardo Pagani, do Laboratório Cristália, que nesta última aula dissertou sobre a Pesquisa Clínica, apresentando um novo e segundo ele, bem remunerado, horizonte profissional aos estudantes.

Os cursos apresentados pelos professores do LASSBio/UFRJ “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal”, do Prof. Eliezer Barreiro e “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas”, da Profa. Lídia M. Lima, os mais longos e concorridos da XV Escola de Verão, com 147 e 159 inscritos, respectivamente, deram continuidade ao terceiro dia de maratona científica.










O Ciclo de Conferências ao meio-dia recebeu hoje para palestrar um ex-aluno da III Escola de Verão, que atualmente destaca-se como docente da Química Medicinal. O Prof. Adriano Defini Andricopulo, do Laboratório de Química Medicinal e Computacional, do Instituto de Física da USP São Carlos, compartilhou com os estudantes da XV Escola de Verão as suas experiências de integrar métodos experimentais e computacionais no planejamento de fármacos, baseado na estrutura do receptor e do ligante.



















Para homenagear aqueles que contribuíram para a trajetória científica de sucesso dos quinze anos da Escola de Verão de Química Farmacêutica Medicinal, o Prof. Eliezer J. Barreiro, idealizador e coordenador do evento, fez a entrega de placas comemorativas. O Prof. Paulo Mascarello Bish recebeu homenagem por ter sido o primeiro conferencista da Edição no1 da Escola de Verão, em 1995.


O Prof. Pier Giovanni Baraldi (Itália), representando todos os conferencistas internacionais, e o Prof. Ângelo da Cunha Pinto, os especialistas brasileiros que por aqui já passaram, foram agraciados com a placa comemorativa dos 15 anos da Escola de Verão. Sem esquecer dos ex-alunos, o Prof. Adriano Andricopulo também foi homenageado por sua participação em 1997 e sua atual expressiva e destacada atuação científica na área da Química Medicinal.












Uma confraternização entre os alunos, professores, comissão organizadora e equipe de produção encerrou em “alto astral” a quarta-feira da XV Escola de Verão.
XV EVQFM LASSBio UFRJ
PROF. EDUARDO PAGANI (CRISTÁLIA)
e seus alunos do Curso de Farmacologia Clínica

XV EVQFM LASSBio UFRJ
PROF. ADRIANO ANDRICOPULO
Instituto de Física /USP-SC

XV EVQFM LASSBio UFRJ
HOMENAGEADOS DA XV ESCOLA DE VERÃO

XV EVQFM LASSBio UFRJ
Confraternização entre alunos e professores
da XV Escola de Verão