XV EVQFM - LASSBio UFRJ
12 de fevereiro de 2009
Quinta-Feira
XV Escola de Verăo
Evento comemora seus 15 anos relembrando sua história
Por Lúcia Beatriz Torres
Dois cursos, muito aguardados pelos alunos de tiveram início: “Patentes e Inovação Farmacêutica” apresentado pelo Dr. Ricardo Amaral Remer (Atem & Remer, Advogados e Consultores) e a parte teórica do Tutorial em Química  Computacional e Modelagem Molecular, ministrado pelas professoras do LASSBio/ UFRJ Dra.Nelilma C. Romeiro e Dra. Carla M. S. Menezes.















Ao meio-dia foi apresentada uma Conferência comemorativa dos 15 anos da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal. A trajetória de sucesso do evento científico foi narrada por ninguém melhor do que o seu idealizador, o Prof. Eliezer J. Barreiro. Durante a conferência o professor fez uma retrospectiva da Escola, desde a sua gênese, que segundo ele foi uma “boa” idéia copiada do Prof. Otto Richard Goetlieb, até o dia de hoje, quando o evento celebra os seus 15 anos.

Durante a sua palestra não omitiu fracassos. Revelou que, em 2005, fez em junto com a XI Edição, a I Escuela de Verano Latino-Americana de Química Medicinal mas que, infelizmente, não pode dar continuidade ao projeto pela falta de incentivo das agências de fomento em colaborar com a vinda de estudantes da América do Sul.













Na Conferência comemorativa os alunos da XV Escola de Verão puderam ter um panorama de tudo o que aconteceu nesses 15 anos. Ao todo foram 70 cursos e 73 conferências ministradas por 43 professores de 8 diferentes estados brasileiros e 23 especialistas estrangeiros de 11 nacionalidades. Ao todo, 2150 alunos participaram da Escola de Verão, sendo a sua grande maioria formada por alunos de graduação, seguida de pós-graduandos, professores e profissionais que recorrem ao evento para atualizar os seus conhecimentos em Química Farmacêutica Medicinal.











Ao final da tarde os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio). O passeio “científico” pela área de síntese, farmacologia e modelagem molecular, guiado pelo anfitrião do evento, o Prof. Eliezer J. Barreiro, também coordenador do laboratório, despertou a curiosidade dos alunos, que puderam ver de perto onde são idealizadas, desenvolvidas e testadas as famosas moléculas bioativas do LASSBio.
XV EVQFM LASSBio UFRJ
PROF. RICARDO AMARAL REMER (ATEM & REMER) 
Curso Patentes e Inovação Farmacêutica

XV EVQFM LASSBio UFRJ
PROF. ELIZER J. BARREIRO
LASSbio/ UFRJ

XV EVQFM LASSBio UFRJ
FOTO COMEMORATIVA XV ESCOLA DE VERÃO

XV EVQFM LASSBio UFRJ
A tão esperada visita ao LASSBio