XVI EVQFM - LASSBio - UFRJ - DIÁRIO
25 de janeiro de 2010

Segunda-feira
Primeiro Dia
"Volta às aulas para os amantes da Química Medicinal"
por Lucia Beatriz Torres
Foto: Lucia Beatriz Torres  
XVI EVQFM LASSBio UFRJ DIÁRIO Nunca uma volta às aulas foi tão aguardada. Planejada estrategicamente para ser realizada durante as férias acadêmicas, a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal reúne no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ -  de 25 a 29 de janeiro - estudantes amantes da disciplina, para uma intensa jornada científica conjunta com renomados especialistas da área.
ABERTURA XVI ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA FARMACEUTICA MEDICINAL  

Fazendo as honras da casa, o coordenador da XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal, Prof. Eliezer J. Barreiro, convidou representantes de diversas instâncias da UFRJ para dar as boas-vindas aos estudantes.  Na mesa-de-abertura estiveram presentes: Prof. Hélio de Matos Alves (Prefeito da Cidade Universitária), Prof. Almir Fraga Valladares (Decano do Centro de Ciências da Saúde), Profa. Diana Maul (Coordenadora de Extensão do CCS) e o Prof. Roberto Takashi (coordenador da Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal).

Durante os cinco dias da Escola, organizada pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio-UFRJ), são oferecidos cursos e conferências, com especialistas, nacionais e estrangeiros. Hoje, pela manhã, tiveram início o curso de “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal” – apresentado, desde a primeira edição do evento - pelo Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio-UFRJ) e o curso Tutorial de Química Computacional e Modelagem Molecular, ministrado pela Profa. Nelilma C. Romeiro (LASSBio-UFRJ).

Na hora do almoço, um cardápio especial foi preparado para o Ciclo de Conferências da Escola de Verão. Para inaugurar, nesta segunda-feira, o requintado “menu científico” do evento, o Prof. Stefan Laufer da University of Tübingen (Alemanha) apresentou “Protein Kinases – drug targets of the 21 century? How long should it be? As próximas três conferências serão ministradas por um time de especialistas latino-americanos no planejamento e avaliação de novos fármacos para o tratamento das Doenças Tropicais Negligenciadas.

À tarde, dando continuidade as atividades de hoje evento, foram iniciados os cursos: “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas” com a Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/UFRJ) e a primeira parte do curso “Noções Introdutórias às Patentes e Inovação Farmacêutica” com Dr. Ricardo Remer, da Atem & Remer – que fez muito sucesso na Escola de Verão passada e, a pedidos, está sendo repetido.

Nessa décima sexta edição, o Evento buscou voltar a sua configuração original e a Escola ganhou uma versão mais enxuta, intimista. Com um número reduzido de vagas - agora são apenas 150 – na lista de espera ficaram praticamente a mesma quantidade de inscritos.  Os alojamentos improvisados no subsolo do CCS entraram para história. Agora, os alunos de fora da cidade do Rio de Janeiro, vão e voltam dos albergues onde estão hospedados, em ônibus alocado pela UFRJ.

Patrocinadores Oficiais