XVI EVQFM - LASSBio - UFRJ - DIÁRIO
26 de janeiro de 2010

Terça-feira
Segundo Dia
"Hoje é dia de festa na Escola de Verão"
por Lucia Beatriz Torres
Nem o colapso de energia que tomou conta do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ durante alguns minutos da manhã desta terça-feira esfriou os ânimos dos estudantes da Escola de Verão. Pelo contrário, foi um momento propício à descontração – apenas uma palhinha do que estaria por vir no final da tarde, no churrasco de confraternização. Interessado em preencher o tempo ocioso da sua aula, o Prof. Eliezer Barreiro contou piadas. As gargalhadas foram inevitáveis para os participantes do seu curso de “Introdução à Farmacêutica Química Medicinal”.

Quem não gostou muito do blecaute foram os alunos do Tutorial de “Química  Computacional e Modelagem Molecular”. Durante a aula prática nas plataformas de software de modelagem molecular, os estudantes da Profa. Nelilma C. Romeiro (LASSBio-UFRJ) foram surpreendidos pela queda de energia. Sorte que o apagão não durou muito tempo e o sistema de no-break do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) mostrou-se bastante eficaz.

Foto: Lucia Beatriz Torres  
XVI EVQFM - LASSBIo - UFRJ - DIÁRIO
Patrocinada pela empresa Sinc do Brasil, a Profa. Antonieta R. de Arias da Fundación Moisés Bertoni, veio diretamente do Paraguai ministrar a Conferência “Ensaios Biológicos na descoberta de novos fármacos para o tratamento de doenças negligenciadas: enfoque em fármacos tripanomicidas e leishmanicidas”. Aproveitando a sua vinda ao Brasil, a Profa Antonieta – juntamente com um casal de professores da Universidad de la República, no Uruguai – ministrará, amanhã e quinta-feira na Escola de Verão um mini-curso focado no Planejamento de Fármacos para o tratamento de doenças negligenciadas.
CONFERÊNCIA PROFA. ANTOMIETA ARIAS (PARAGUAI)  

Apresentado pelo Dr. Ricardo Remer, da Atem & Remer, o curso “Noções Introdutórias às Patentes e Inovação Farmacêutica” encerrou-se na tarde de hoje despertando nos estudantes a consciência de patentear suas descobertas científicas. Ministrado pela Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/ UFRJ), o curso “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas”, bateu recorde de público: foi aquele que com o maior número de inscritos – quase 100 participantes. Iniciado ontem estará até quinta-feira na programação do XVI Escola de Verão.

Concluída a maratona científica desse segundo dia de evento, chegou a hora da diversão. Um churrasco foi carinhosamente preparado pela Comissão Organizadora para proporcionar aos estudantes e professores um ambiente favorável à interação, e quem sabe, para não perder o hábito, à inovação.

Patrocinadores Oficiais