XVI EVQFM - LASSBio - UFRJ - DIÁRIO
27 de janeiro de 2010

Quarta-feira
Terceiro Dia
"Doenças Negligenciadas no alvo da XVI Escola de Verão"
por Lucia Beatriz Torres


Foto: Lucia Beatriz Torres  
XVI EVQFM - LASSBio UFRJ
As doenças tropicais, historicamente negligenciadas pela indústria farmacêutica, receberam destaque especial na XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal. Um “time” latino-americano de especialistas no planejamento e avaliação de fármacos para o tratamento das doenças negligenciadas está se revezando para ministrar conferências e um mini-curso sobre o tema. Nesta quarta-feira, pela manhã, teve início o mini-curso do trio de professores: Hugo Cerecetto e Mercedes Gonzáles, da Universidad de la República, no Uruguai  e Antonieta R. de Arias, da Fundación Moisés Bertoni, no Paraguai.
PROFA MERCEDES GONZÁLES (URUGUAI) APRESENTA
CURSO DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS
 

Seguindo uma tradição construída desde os primórdios da Escola de Verão, a cada ano, um professor do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) fica responsável pela tarefa de apresentar uma das conferências relatando alguma das principais atividades de pesquisa desenvolvidas no Laboratório. Nessa 16ª edição, a prata-da-casa foi a Profa. Lídia M. Lima que proferiu a conferência “Contribuição do LASSBio na descoberta de novos protótipos anti-chagásicos”, pegando o tema ganho desse ano da Escola que está sendo as Doenças Negligenciadas.

Voltado para os estudantes de Pós-Graduação, o curso Highlights in Medicinal Chemistry teve início na tarde de hoje. O Prof. Alemão Stefan Laufer, da University of Tüebingen – que havia proferido, na segunda-feira, uma conferência sobre as ProteinKinases, retornou à Escola de Verão para aprofundar estratégias da Química Medicinal européia contemporânea usadas por seu grupo de pesquisa na Alemanha. Para quebrar o gelo e estimular a participação na aula, que está sendo oferecida em inglês, o Prof. Stefan trouxe chocolates para distribuir aos estudantes mais participativos.

Dando continuidade à maratona científica da XVI Escola de Verão, os cursos mais longos e concorridos – “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal”, do Prof. Eliezer Barreiro e “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas”, da Profa. Lídia M. Lima – entraram no seu terceiro dia de aula consecutivo.

Patrocinadores Oficiais