XVI EVQFM - LASSBio - UFRJ - DIÁRIO
28 de janeiro de 2010

Quinta-feira
Quarto Dia
"Variedade de Sotaques da Química Medicinal"
por Lucia Beatriz Torres
Um panorama das inscrições da XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal revelou a diversidade regional presente no evento. Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste – todas as regiões enviaram representantes para Escola de Verão, que esse ano recebeu a multiplicidade de sotaques de 13 estados brasileiros, 2 países latino-americanos (Uruguai e Paraguai) e 1 europeu (Alemanha). Ao todo, estão participando da Escola 156 estudantes, 80% deles cursando graduação nas Faculdades de Farmácia, Química e Biomedicina.  

Hoje, a XVI Escola de Verão se despediu dos cursos: Highlights in Medicinal Chemistry, ministrado peloProf. Stefan Laufer, da University of Tüebingen (Alemanha) e “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas” apresentado pela Profa. Lídia M. Lima (LASSBio-UFRJ). Já o curso Introdução à Química Farmacêutica Medicinal”, do Prof. Eliezer Barreiro (LASSBio-UFRJ) entrou na sua quarta aula consecutiva transmitindo aos alunos conhecimentos básicos para compreender as razões moleculares para a ação dos fármacos.

Foto: Lucia Beatriz Torres  
XVI EVQFM - LASSBio - UFRJ - DIÁRIO

Abrindo o apetite do conhecimento científico, com o patrocínio da empresa Tedia Brazil, o Prof. Hugo Cerecetto da Universidad de la República (Uruguai), na hora do almoço, apresentou a conferência “Pesquisa e Desenvolvimento de agentes antitumorais efetivos em tecidos com baixo conteúdo de oxigênio”. Uma maratona e tanto para o Prof. Cerecetto, que, na parte da manhã, também ministrou o mini-curso “Planejamento de Fármacos para o Tratamento das Doenças Negligenciadas”.
CONFERÊNCIA PROF. HUGO CERECETTO  

Amanhã será o último dia da XVI Escola de Verão. Para encerrar com chave-de-ouro o evento, está programado a exposição “O ensino e a pesquisa em Química Medicinal Farmacêutica no LASSBio”. Através de painéis e pôsters apresentados em congressos ao longo de 2009,  haverá uma demonstração prática de como esse conhecimento está sendo construído na UFRJ pelo laboratório que organiza a Escola de Verão. Na sexta-feira também será o dia da tão esperada visita ao LASSBio e do coquetel de encerramento do evento.

Patrocinadores Oficiais