XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ
XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ


CONFERÊNCIAS

Conferência INCT-INOFAR

Fernando de Queiroz Cunha, USP-Ribeirão Preto

“Paralysis of immune response correlates with sepsis outcome: Critical role of Toll-like receptor, nitric-cGMP-PKG pathway and chemokines receptors”

XVII EVQFM LASSBio UFRJ Para levantar questões chaves que envolvem os mecanismos bioquímicos responsáveis pela resposta inflamatória sistêmica, a sepse, a XVII Escola de Verão convidou o Prof. Fernando de Queiroz Cunha da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP) para ministrar uma conferência.
Conferência Prof. Fernando Cunha (USP-RP)  

Parte dela foi dedicada aos “Toll-like” (TLRs), receptores do sistema imune inato, que responsáveis pelo reconhecimento das bactérias no organismo. Farmacologista experiente, Cunha foi pioneiro em descobrir o papel desses receptores na inibição da migração de neutrófilos para o foco infeccioso, o que torna a sepse mais grave.

Os cientistas descobriram que o lipopolissacarídeo (LPS), componente principal da parede celular das bactérias Gram-negativas, ativam os neutrófilos e inibem a capacidade dessas células migrarem.  Dessa maneira o grupo de Cunha concluiu que a inibição dos receptores Toll-like poderia ser benéfica na sepse, uma vez que conseguia estimular a migração dos neutrófilos, impedindo a resposta inflamatória sistêmica.  A descoberta da importância da função da citocina IL-33 para reestabelecer a migração dos neutrófilos por inibir os efeitos deletérios da ativação dos receptores “Toll-Like” rendeu ao grupo do Prof. Fernando Cunha uma publicação na Nature, periódico de reconhecimento internacional e elevado impacto na comunidade científica.

XVII EVQFM - LASSBio - Vídeos
Para assistir aos vídeos faça o downloadXVII EVQFM - LASSBio - RealMedia






Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • Cristália
  • BANCO DO BRASIL
  • SINC do Brasil
  • Tedia do Brasil

Desenvolvido por: Cúpula Informática