XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ
XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ


CONFERÊNCIAS

Conferência LASSBio

Carlos Alberto Manssour Fraga, UFRJ

“Avanços Recentes na Identificação de Protótipos N-Acilidrazônicos Cardioativos: Caracterização de Fragmento Molecular Privilegiado”


XVII EVQFM LASSBio UFRJ Discutindo resultados sobre o mesmo projeto de pesquisa exposto na conferência do farmacologista Roberto Takashi Sudo (UFRJ), só que com olhar da Química Farmacêutica Medicinal, prata-da-casa, o Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga encerrou o ciclo de conferências da XVII Escola de Verão.
Conferência Prof. Carlos Alberto Manssour (UFRJ)  

Enquanto Takashi faz testes farmacológicos para avaliar a atividade das substâncias cardioativas desenvolvidas no Laboratório de Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio/ UFRJ), Manssour avança no desenvolvimento de análogos dessas moléculas baseando-se nas N-acilidrazonas, fragmento molecular privilegiado muito recorrente nos novos protótipos desenvolvidas no laboratório.

Segundo Manssour,” estruturas privilegiadas” foi um termo cunhado, no início da década de 90, para designar fragmentos moleculares recorrentes em determinados ligantes capazes conferir a eles um privilégio para se ligar a determinados bioreceptores. Ou seja, é o fragmento cuja adequada modulação de grupos funcionais acessórios conseguem conferir seletividade a um determinado tipo de ligante. Em sua palestra, o professor, citou o exemplo da molécula LASSBio 294, entre outras tantas, destrinchando o seu arcabouço molecular e identificando nela um fragmento privilegiado com possível conformação vasoativa a partir da presença do grupamento N-acilidrazona (NAH).

XVII EVQFM - LASSBio - Vídeos
Para assistir aos vídeos faça o downloadXVII EVQFM - LASSBio - RealMedia






Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • Cristália
  • BANCO DO BRASIL
  • SINC do Brasil
  • Tedia do Brasil

Desenvolvido por: Cúpula Informática