XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ
XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ


CONFERÊNCIAS

Conferência SINC do Brasil

Rob Leurs, Vrije Universiteit (Holanda)

“The histamine H4 receptor: from the human genome to new drugs for Inflammatory conditions”

Os receptores de histaminas seriam alvos farmacológicos velhos, ultrapassados? O Prof. Rob Leurs da Vrije Universiteit (Amsterdã/ Holanda) mostrou que não.
Conferência Prof. Rob Leurs (Holanda)  

Em sua conferência, focada sob a ótica da genômica, o especialista analisou os receptores de histamina H4, mostrando suas vantagens enquanto alvo-terapêutico, em relação aos anteriormente descobertos H1, H2, H3 no que tange a descoberta de novos fármacos antiinflamatórios. Através de gráficos, provou que o H4 é bem mais potente que os outros para reduzir, por exemplo, os efeitos da alergia.

Os receptores de histamina são uma classe de receptores acoplados à proteína G, responsáveis por contrações dos músculos, reações alérgicas, secreções gástricas, entre outros. Dependendo da doença que se pretende tratar, os receptores de histamina precisam ser inibidos ou estimulados. Ao final de sua conferência, Rob Leurs alertou para a necessidade de se procurar moléculas antagonistas para o receptor H4. “Hoje temos moléculas em potencial para ativar (agonistas) o H4, mas poucas moléculas para bloquear. É uma área em que ainda é necessária muita pesquisa” - observou.

XVII EVQFM - LASSBio - Vídeos
Para assistir aos vídeos faça o downloadXVII EVQFM - LASSBio - RealMedia






Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • Cristália
  • BANCO DO BRASIL
  • SINC do Brasil
  • Tedia do Brasil

Desenvolvido por: Cúpula Informática