XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ
XVII Escola de Verão - LASSBio - UFRJ


CONFERÊNCIAS

Conferência TEDIA BRAZIL

Roberto Takashi Sudo, PDF-ICB, UFRJ

Química Medicinal & Farmacologia:
do virtual ao real

XVII EVQFM LASSBio UFRJ Que a interação entre químicos medicinais e farmacologistas é ferramenta essencial para a descoberta de novos fármacos isso, atualmente, ninguém duvida. Mas como um farmacologista enxerga essa integração?
Conferência Prof. Roberto Takashi Sudo  

Desvendando o que acontece do outro lado da bancada, o Prof. Roberto Takashi Sudo do Programa de Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ apresentou em sua conferência o passo a passo desde quando uma substância chega da síntese para passar por testes na farmacologia. Para ilustrar, citou exemplos bem sucedidos de moléculas estudadas em seu laboratório para alguns modelos de doenças como insuficiência cardíaca, infarto e hipertensão pulmonar.

Qual o provável sistema biológico que essa substância vai atuar? E sua possível aplicação terapêutica? Qual grupo farmacológico ela pode estar inserida? Em que alvo molecular ela tem a capacidade de atuar? “A partir de uma ou mais informações como essas fornecidas pelos químicos medicinais nós, farmacologistas, vamos definir como iremos fazer os testes farmacológicos” - explicou o Prof. Takashi. Segundo ele, a constante comunicação entre as áreas é importante para que se possa realizar mudanças necessárias na molécula a fim de que ela obtenha um padrão de atividade farmacológica desejada. “Às vezes, com uma pequena modificação a substância passa a ter uma atividade em um outro alvo, podendo ser usada para tratar outras doenças. É uma via de mão dupla, as informações precisam circular para que se possam avançar na descoberta de novos medicamentos” - completou.

XVII EVQFM - LASSBio - Vídeos
Para assistir aos vídeos faça o downloadXVII EVQFM - LASSBio - RealMedia






Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • Cristália
  • BANCO DO BRASIL
  • SINC do Brasil
  • Tedia do Brasil

Desenvolvido por: Cúpula Informática