XVII EVQFM - Diário UFRJ LASSBio
24 de janeiro de 2011

Segunda-feira
Primeiro Dia
"Escola de Verão dá boas vindas pelo 17º ano consecutivo"
por Lucia Beatriz Torres
Tradicionalmente organizada pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ, a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal volta às aulas nesta segunda-feira, 24 de janeiro, trazendo na agenda uma semana de cursos e conferências com renomados especialistas da área. Sempre realizada durante as férias acadêmicas de verão, nesta 17ª edição, o evento conta com a participação de 163 estudantes de graduação e pós-graduação, de diferentes partes do Brasil e do exterior.

Para dar as boas vindas aos alunos, a cerimônia de abertura da XVII Escola de Verão contou com a presença de representantes da UFRJ e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ): Prof. Eliezer J. Barreiro (Coordenador do evento), Prof Hélio de Mattos Alves (Prefeito da Cidade Universitária), Diana Maul (Coordenadora de Extensão do CCS), Prof. Roberto Lent (Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas), Prof. Lucio M. Cabral (Vice-diretor da Faculdade de Farmácia), Profa. Lídia Moreira Lima (Secretária Regional da SBQ) e Marco Edilson Lima (Diretor da Divisão de Química Medicinal da SBQ).

Pela manhã, teve início o curso “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal” apresentado - desde a primeira edição do evento - pelo Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio-UFRJ) e o Tutorial “Química Computacional e Modelagem Molecular” ministrado pela Profa. Nelilma C. Romeiro (LASSBio-UFRJ). Já na parte da tarde, começaram os cursos “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas” com a Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/UFRJ) e “Farmacologia da dor e analgesia: novos alvos para o desenvolvimento de fármacos analgésicos” do Prof. Thiago M. Cunha (USP-Ribeirão Preto).

Intercalando a programação de cursos, para abrir o apetite do conhecimento, um pouco antes da hora do almoço, a Escola de Verão oferece durante toda a semana conferências sobre temas de fronteira da Química Farmacêutica Medicinal. Esse ano, o ciclo de conferências foi inaugurado por representantes das empresas que patrocinaram a vinda dos especialistas para o evento, entre elas: SINC do Brasil, Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda, Tedia Brazil e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos.

Com oferecimento da SINC do Brasil, o primeiro dia do Ciclo de Conferências recebeu o Prof. Rob Leurs, da Vrije Universiteit (Holanda), para apresentar a palestra “The histamine H4 receptor: from the human genome to new  drugs for Inflammatory condition`s “. Aproveitando sua vinda ao Brasil, Leurs ministrará ainda na Escola de Verão o curso “Highlights in Medicinal Chemistry”, nas tardes de quarta e quinta-feira, em que irá aprofundar aspectos relativos ao tema de sua conferência.

As conferências da Escola de Verão são abertas ao público externo ao evento e acontecem do dia 24 a 28 de janeiro, sempre às 11:30, no Auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências de Saúde da UFRJ. Para conferir a programação acesse:
 http://www.farmacia.ufrj.br/lassbio/XVII_evqf/cursos.html



Patrocinadores Oficiais