XVII EVQFM - Diário UFRJ LASSBio
25 de janeiro de 2011

Terça-feira
Segunda Dia
"Do virtual ao real, Química Medicinal & Farmacologia"
por Lucia Beatriz Torres
Aprendendo na prática. Hoje foi o dia dos 20 alunos inscritos no Tutorial de “Química Computacional e Modelagem Molecular” colocarem a mão na massa, quer dizer, no computador. Seguindo o passo a passo de um guia desenvolvido para o curso, os estudantes aprenderam a desenhar moléculas tendo como base a estrutura de um bioreceptor. “Através dos estudos de ancoramento molecular, como este que os alunos estão praticando no tutorial, é possível fazer um teste farmacológico virtual e encontrar o melhor ajuste entre duas moléculas” – observou a Profa. Nelilma C. Romeiro, do LASSBio/UFRJ.

Química Medicinal  & Farmacologia: Do virtual ao real” esse foi o tema da Conferência Tedia Brazil apresentado na Escola de Verão, nesta terça-feira, pelo  Prof. Roberto Takashi Sudo, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Em sua conferência, o Prof. Takashi falou sobre importância da interação entre químicos medicinais e farmacologistas no desenvolvimento de novos fármacos, citando exemplos bem sucedidos de moléculas estudadas em alguns modelos de doenças como insuficiência cardíaca, infarto e hipertensão pulmonar.

Com o maior número de alunos inscritos e também carga horária mais elevada, os cursos de “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal” do Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio/ UFRJ) e o “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas” da Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/ UFRJ),  já se tornaram tradição na Escola de Verão. Iniciados ontem, os cursos tiveram seu segundo dia consecutivo de aula hoje.

Esse ano a Escola de Verão trouxe um professor da Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto para ministrar um curso que aborda a relação entre farmacologia da dor. Especialista no assunto, Thiago M. Cunha falou sobre novos alvos para o desenvolvimento de fármacos analgésicos, apresentando diferentes modelos animais para a realização testes farmacológicos para tratar a fisiopatologia da doença.

Amanhã, terão início os cursos “Do grama ao Kilograma – Desafios de uma ampliação de escala” ministrado pelo Prof. Angelo Machado, do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) e  “Highlights in Medicinal Chemistry(HMC)” apresentado pelo Prof. Rob Leurs, da Vrije Universiteit, Amsterdã/ Holanda. Certificados dos cursos que se encerraram hoje, Tutorial e Farmacologia e dor, já estão disponíveis na secretaria do evento. Para conferir a programação das conferências da XVII Escola de Verão acesse: http://www.farmacia.ufrj.br/lassbio/XVII_evqf/cursos.html.

Patrocinadores Oficiais