XVII EVQFM - Diário UFRJ LASSBio
26 de janeiro de 2011

Quarta-feira
Terceiro Dia
"Academia ou indústria, qual melhor caminho a seguir?"
por Lucia Beatriz Torres
Qual o segredo para se atingir o sucesso na carreira profissional? Academia ou indústria, independente do lugar onde o pesquisador deseje se fixar é necessário muita dedicação. Fluência no inglês, freqüência em congressos nacionais e internacionais, lábia para conquistar um bom orientador, leitura diária de artigos científicos, saber colaborar na multidisciplinariedade, independência intelectual. Essas são apenas algumas recomendações de um químico computacional brasileiro que saiu do campus do Fundão/UFRJ para trabalhar em uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo.

Nesta quarta-feira, o ciclo de Conferências da XVII Escola de Verão recebeu o Dr. Cristiano Ruch Werneck Guimarães da Pfizer para dar um depoimento sobre a sua trajetória profissional. Na conferência intitulada “Do Fundão à Pfizer: A jornada de um Químico Computacional”, o jovem pesquisador derrubou mitos, forneceu preciosas dicas, compartilhou seu aprendizado com os presentes fazendo inúmeras recomendações.

Dominar as técnicas básicas para transposição de escala é um conhecimento importante para os químicos farmacêuticos medicinais que desejam aproximar a indústria farmacêutica das substâncias descobertas em ambiente acadêmico. Consciente disso, a XVII Escola de Verão convidou o Prof. Angelo Machado, do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), para ministrar o curso Do grama ao Kilograma: Desafios de uma ampliação de escala”. O curso teve início na manhã de hoje e seguirá até sexta-feira.

Aprofundando os tópicos apresentados na sua conferência proferida na última segunda-feira, o Prof. Rob Leurs da Vrije Universiteit (Amsterdã, Holanda) volta à cena da Escola de Verão para apresentar o curso “Highlights in Medicinal Chemistry”. Requisitando um nível de conhecimento mais elevado para acompanhar o curso, ele é oferecido apenas para estudantes de pós-graduação.

Hoje foi o terceiro dia de dois cursos que já se tornaram uma tradição na Escola de Verão - “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal” do Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio/ UFRJ) e “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas” da Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/ UFRJ). Com quase 100 alunos inscritos em cada um eles já podem ser considerados um sucesso na Escola de Verão.

Patrocinadores Oficiais