XVII EVQFM - Diário UFRJ LASSBio XVIII Escol de Verão em Quimca Farmacêutica e Medicinal
23 de janeiro de 2012
Segunda-feira
Primeiro Dia

"Escola de Verão completa sua maioridade e dá boas vindas pelo 18º ano consecutivo"
por Lucia Beatriz Torres

Nesta edição, a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) está completando a sua maioridade. 1994 a 2012, dezoito anos consecutivos contribuindo para a promoção do ensino da disciplina. Com o passar dos anos, o evento consolidou-se no calendário das Ciências Farmacêuticas, sendo hoje considerado um importante fórum tanto para formação como atualização em tópicos da Química Farmacêutica Medicinal. Desde a sua primeira edição, a EVQFM já reuniu na UFRJ durante as férias acadêmicas de verão mais de 2.200 estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes partes do país e até do exterior.

Para dar as boas vindas aos alunos, a cerimônia de abertura da XVIII Escola de Verão contou com a presença de representantes da UFRJ e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ): Prof. Eliezer J. Barreiro (Coordenador do evento), Diana Maul (Coordenadora de Extensão do CCS), Prof. Roberto Lent (Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas), Prof. Lucio M. Cabral (Diretor da Faculdade de Farmácia), Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal), Lídia M. Lima (Secretária Regional da SBQ-Rio).

Para celebrar os dezoito anos da Escola, premiando ex-alunos que tenham tido uma trajetória científica de destaque na Química Medicinal Brasileira, a Comissão Organizadora do evento instituiu a Medalha Camille-Georges Wermuth de Mérito em Química Medicinal. Durante a cerimônia da abertura houve a cerimônia de outorga da Medalha ao Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga. Participante da 1ª Escola de Verão, quando ainda estava fazendo concurso para professor adjunto da UFRJ,  Manssour ocupa hoje o posto de professor Titular da mesma instituição.
 
Como de costume em toda edição da Escola de Verão a hora do almoço é dedicada ao Ciclo de Conferências. A cada dia da semana um especialista em Química Farmacêutica Medicinal apresenta tópicos recentes desta disciplina que observa contínua evolução. Nesta 18ª edição, a Escola de Verão irá receber 3 conferencistas estrangeiros  (Alemanha, Itália e Portugal) e 2 representantes  brasileiros (Rio de Janeiro e Minas Gerais).

Em homenagem aos patrocinadores do Ciclo de Conferências, a Escola de Verão batizou cada conferência com o nome da empresa “madrinha” que viabilizou a vinda do palestrante ao evento. Inaugurando o primeiro dia ciclo, nesta segunda-feira foi a vez da Conferência EMS apresentar o Prof.Dr. Holger Stark, da Universidade Johann Wolfgang Goethe (Alemanha). Em sua conferência, o pesquisador dissertou sobre tema: “Histamine H3 receptor antagonist:  from bench to bedside”. Na manhã da próxima quarta-feira (25/01), Dr. Stark irá aprofundar aspectos relativos a sua conferência no curso “Highlights in Medicinal Chemistry”.

Hoje pela manhã teve início o curso “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal” tradicionalmente apresentado pelo Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio-UFRJ) e o Tutorial “Química Computacional e Modelagem Molecular” ministrado pela Profa. Nelilma C. Romeiro (NUPEM-UFRJ). À tarde começaram os cursos “Metabolismo de Fármacos e Interações Medicamentosas” com a Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/UFRJ) e Síntese de Fármacos do Prof. Marco Edilson F. Lima (Depto. de Química – UFRRJ). Os cursos vão das 8h às 11:30 e das 14h às 17:30. Na hora do almoço, 11:30h, acontecem as conferências. Amanhã a maratona da Química Medicinal continua...

Galeria de fotos
Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • SINC do Brasil
  • Cristália
  • Servier do BrasilEMSTedia do Brasil