XVII EVQFM - Diário UFRJ LASSBio XVIII Escol de Verão em Quimca Farmacêutica e Medicinal
24 de janeiro de 2012
Terça-feira
Segundo Dia

"Escola de Verão enfrenta apagão"
por Lucia Beatriz Torres

O apagão que deixou vários bairros do Rio de Janeiro sem luz prejudicou a segunda parte dos cursos ministrados na manhã desta terça-feira. Por causa da falta de energia, que aconteceu por volta das 11 horas da manhã, os cursos “Introdução à Química Medicinal” e “Tutorial em Química Computacional e Modelagem Molecular” precisaram ser encerrados um pouco antes do horário. Os professores Eliezer J. Barreiro e Nelilma Romeiro até tentaram prosseguir com as aulas, mas a energia elétrica demorou a voltar, tornando inviável qualquer esforço didático. Hoje o calor foi intenso na Escola de Verão!

Quase meia hora depois, com o fornecimento de energia no Fundão reestabelecido, a Conferência Cristália foi confirmada. Devido a avarias no sistema de refrigeração do auditório Hélio Fraga, a edição do Ciclo de Conferências desta terça-feira precisou ser transferida para outro auditório. Os cursos da parte da tarde também tiveram que mudar de lugar. Foi a Escola de Verão se adaptando ao Apagão!

Com poucos minutos de atraso o Prof. Marcio M. Coelho da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deu início a sua conferência. O tema foi a “Relevância dos ensaios farmacológicos pré-clínicos no processo de descoberta de novos fármacos”. O professor Márcio confessou que abordar esse tema em apenas 1 hora foi um desafio para ele, que costuma dar esse curso na pós-graduação com  12 horas de aulas. Ao final de sua conferência, o palestrante fez questão de chamar a atenção dos estudantes para os problemas éticos envolvendo a pesquisa científica.

Hoje foi o último dia dos cursos “Síntese de Fármacos” ministrado pelo professor Marco Edilson F. Lima, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do “Tutorial em Química Computacional e Modelagem Molecular” pela professora Nelilma C. Romeiro da UFRJ/ Macaé. Ao se despedirem da Escola de Verão abrem espaço para os cursos “Highlights in Medicinal Chemistry” e “Propriedade Intelectual/ Patentes” que se iniciarão amanhã.

As conferências da Escola de Verão são abertas ao público externo ao evento e acontecem até sexta-feira (27/01) sempre às 11:30, no Auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências de Saúde da UFRJ.

Para conferir a programação das conferências da XVII Escola de Verão acesse:
http://www.farmacia.ufrj.br/lassbio/xviii_evqfm/cursos_conf.html

Galeria de fotos
Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • SINC do Brasil
  • Cristália
  • Servier do BrasilEMSTedia do Brasil