XVII EVQFM - Diário UFRJ LASSBio XVIII Escol de Verão em Quimca Farmacêutica e Medicinal
27 de janeiro de 2012
Sexta-feira
Quinto Dia

por Lucia Beatriz Torres

Após uma semana inteira repleta de cursos e conferências, chegou hoje ao fim a 18ª edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal. O evento, que reuniu em torno de 160 estudantes de Farmácia, Química e áreas afins de diversas partes do Brasil e também da América Latina, ofereceu 6 cursos e 5 conferências com especialistas nacionais e estrangeiros. Uma verdadeira maratona científica para os amantes da Química Medicinal.

Para encerrar o ciclo de conferências com chave-de-ouro a Escola de Verão recebeu o Prof. José A. S. Cavaleiro da Universidade de Aveiro (Portugal). Em sua conferência, patrocinada pela empresa Servier, o professor apresentou o tema “Macrociclos porfirínicos: síntese, reatividade e potenciais aplicações”. Para ilustrar a sua conferência, o catedrático citou exemplos de substâncias bioativas que contém a porfirina em sua formulação. Através da terapia fotodinâmica, Cavaleiro demonstrou que esses compostos são capazes de atuar exitosamente contra doenças como psoríase e certos tipos de câncer.

Neste último dia da XVIII Escola de Verão, a parte da manhã foi dedicada ao fechamento dos cursos “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal”, do Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio-UFRJ), atividade com maior carga horária do evento, e ao curso “01 de fevereHigh Lights in Medicinal Chemistry”, hoje ministrado pelo Prof. Píer G. Baraldi da Università di Ferrara na Itália.

À tarde os alunos puderam ver uma exposição de trabalhos do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) apresentados em congressos ao longo de 2011 e participar de um visita guiada ao LASSBio. Na ocasião, os estudantes conheceram a parte do laboratório dedicado a modelagem molecular, síntese, transposição de escala e a farmacologia. 

Na sessão de encerramento, um momento pelo qual muitos esperavam... Ao todo foram entregues 10 bolsas, no valor das de iniciação científica do CNPq, aos estudantes pré-selecionados de regiões mais afastados do Rio de Janeiro e que tenham tido presença integral nos cursos da Escola de Verão.

Para finalizar, relembrando os principais momentos desta edição, um vídeo-clip que intercalava fotos do evento com as belezas naturais e arquitetônicas do Rio foi forma encontrada pela Comissão Organizadora para homenagear e agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização de mais uma Escola de Verão, que esse ano completou 18 anos consecutivos de edições, contribuindo para com o ensino da Química Farmacêutica Medicinal no Brasil. Que venha a 19ª edição, que se realizará de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, com inscrições abertas a partir de 01 de setembro do corrente!

Galeria de fotos
Realização:
  • UFRJ
  • LASSBio
Patrocínio:
  • SINC do Brasil
  • Cristália
  • Servier do BrasilEMSTedia do Brasil