XX EVQFM
27 de janeiro - segunda-feira
O ano de 2014 promete: a vigésima edição da Escola de Verão já começou
Por Douglas Rodrigues
Nesta segunda-feira, 27 de Janeiro, foi dada a largada na XX Escola de Verão em Química Farmacêutica e Química Medicinal e a II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacologia. Como não podia ser diferente, após vinte bem sucedidas edições, o coordenador da Escola de Verão, o Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro abriu o evento no Centro Cultural Prof. Horácio de Macedo e fez uma verdadeira retrospectiva na história da escola que surgiu em 1973. Para legitimar ainda mais a essência desse importante encontro anual, o Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro teve ao seu lado presenças emblemáticas como Prof. Dr. Hugo Cerecetto (UdelaR), Prof. Dr. Jáderson Lima (Sanofi-Aventis), Profa. Dra. Maria Fernanda Quintella (Decana do CCS) e Antônio José Ledo (Reitor em exercício da UFRJ).



Após o Coffe Break para os jovens estudiosos, o evento teve prosseguimento. Desta vez, para retratar ainda mais o teor internacional habitualmente presente nas Escolas de Verão, quem teve a palavra foi o Prof. Dr. Julio A. Urbina (Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas). O professor convidado trabalhou com abordagens em relação às doenças negligenciadas. Com discurso reflexivo e embasado em grandes estudos, o cientista sul-americano botou em pauta a Doença de Chagas, com óticas e vertentes científicas.

Fotos: Douglas Rodrigues
XX EVQFM

XX EVQFM
Quatro professores trabalharam intensamente no dia de abertura da XX Escola de Verão

O sucesso foi marca registrada no “cartão de visitas” da vigésima edição da Escola de Verão. Por toda a programação que vem pela frente, a semana promete manter a qualidade e a riqueza de discussões.