XX EVQFM
29 de janeiro - quarta-feira
A XX Escola de Verão ferve mais a cada dia
Por Douglas Rodrigues
Nesta quarta-feira, 29, o evento esteve repleto de informações valiosas e interessantes. Na parte da manhã os seguintes cursos tiveram prosseguimento: “Introdução à Química Farmacêutica e Medicinal”, “Modelagem Molecular ao planejamento de compostos bioativos: princípios e aplicações” e “Ensaios Farmacológicos Pré-Clínicos”. Os Profs. Drs. Eliezer J. Barreiro, Carlos M. R. Sant’Anna e Marcio M. Coelho estiveram lecionando e compartilhando suas respectivas bagagens com os estudiosos do ramo químico, farmacêutico e medicinal.

No final do turno matinal, por volta das 11h30, o Prof. Dr. Claudio Olea (Universidad de Chile) que foi apresentado pelo Prof. Dr. Hugo Cerecetto (UdelaR), atraiu a atenção dos presentes com as análises em cima de processos químicos. O palestrante chileno desenvolveu uma discussão em cima de tópicos peculiares. O método de oxidação do vinho, por exemplo, foi um dos assuntos que fez com que alguns alunos, professores e doutores promovessem alguns questionamentos após a apresentação. O Prof. Dr. Claudio Olea também mostrou total vínculo com as outras propostas de estudo da XX Escola de Verão e citou o legado deixado por Carlos Chagas – e em virtude disso fez menção à conferência do Prof. Dr. Julio A. Urbina, que também se utilizou da história do médico sanitarista para dissertar.

Ao final de sua palestra, além de ganhar uma homenagem por ter participado do fórum, o Prof. Dr. da Universidad do Chile ainda fez a entrega de prêmios sorteados pela monitoria da XX Escola de Verão.

Fotos: Douglas Rodrigues
XX EVQFM
Prof. Dr. Claudio Olea em sua apresentação

Depois do almoço, somente um curso teve continuidade. A Profª Dra. Lidia M. Lima atraiu grande quantidade de alunos com o tema: “Metabolismo de Fármacos e Toxicologia”. Por outro lado, estreias ocorreram. Abordando todo o alicerce que circunda o âmbito de Farmácia, o Prof. Dr. Carlos A. Manssour Fraga (UFRJ) iniciou seu curso sobre a “História da Descoberta dos Fármacos”. Com um caráter ainda mais técnico, foram dados os primeiros passos em “Highlights in Medicinal Chemistry” com a dupla internacional de Profs. Drs. Ana Martinez Gil (CSIC) e Julio A. Urbina (Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas).


Que venham a quinta e sexta-feira! O nível de informação e conhecimento só cresce com o passar da semana. As próximas novidades estão chegando!