XX EVQFM
30 de janeiro - quinta-feira
XX Escola de Verão: todo dia uma chuva de novidades
Por Douglas Rodrigues
Mais um dia movimentado na XX Escola de Verão! Nesta quinta-feira, 30, a estrutura programática foi a mesma, mas a diversidade das vertentes de conhecimento esteve ainda maior.

No turno matinal, duas conclusões de curso: “Modelagem Molecular aplicada ao planejamento de compostos bioativos: princípios e aplicações” – lecionado pelo Prof. Dr. Carlos. M. R. Sant’Anna (UFRRJ) – e “Ensaios Farmacológicos Pré-Clínicos” –  aula sob o as lições Prof. Dr. Marcio Coelho (UFMG). Com o término de suas aulas, os dois professores do primeiro bloco de aulas receberam homenagens da comissão organizadora do evento.

Ainda no período da manhã, o coordenador da XX Escola de Verão, Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro, permaneceu com os ensinamentos e diretrizes do curso que aborda a “Introdução à Química Farmacêutica e Medicinal”.

Já a conferência deste penúltimo dia de fórum foi, além de reflexiva, extremamente esclarecedora. Com todo o legado que construiu na Universidad de Salamanca (Espanha), o Prof. Dr. Arturo San Feliciano “pinçou” muitos itens necessários para a compreensão de alguns fatores de risco e dados sobre câncer. Diante de uma abordagem química investigativa, o professor europeu apresentou situações nas quais a doença pode ser analisada por outras óticas. Desde os dados de registro, como o alto índice de morte  em função do tabaco (câncer de pulmão) até o estudo de métodos contra a doença.

Fotos: Douglas Rodrigues
XX EVQFM
Prof. Dr. Claudio Olea em sua apresentação

Após o fechamento de sua apresentação, o Prof. Dr. Arturo San Feliciano ainda participou da entrega de prêmios sorteados pela monitoria da XX Escola de Verão.

Fotos: Douglas Rodrigues
XX EVQFM
O professor espanhol ficou satisfeito por receber a missão de entregar os prêmios

A parte da tarde também foi marcada por encerramento de cursos. A Profª Dra. Lidia M. Lima (UFRJ) promoveu a conclusão do tema “Metabolismo de Fármacos e Toxicologia”. A “História da Descoberta dos Fármacos” teve sua última apresentação com o Prof. Dr. Carlos A. Manssour Fraga. E a dupla internacional de Profs. Drs. Hugo Cerecetto e Mercedes González (ambos UdelaR), deu suas considerações finais em “Highlights in Medicinal Chemistry”.