XX EVQFM
31 de janeiro - sexta-feira
Mais uma Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal chega ao seu fim! Até ano que vem!
Por Douglas Rodrigues
A XX Escola de Verão, como não podia ser diferente, foi fechada de forma brilhante! Com chave de ouro! Na última sexta-feira, 31, a grade de atividades foi bem movimentada.

Logo na abertura de atividades matinais, uma visita ao Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBIO). Os visitantes puderam conhecer um pouco dos equipamentos e procedimentos promovidos no laboratório situado no Centro de Ciências e Saúde (CCS), na UFRJ.

Foto: Douglas Rodrigues
XX EVQFM
A roraimense Lindomara Souza, 20 anos, quis registrar a sua visita ao laboratório



Encerrando as atividades iniciais da sexta-feira, duas figuras europeias abrilhantaram o que seria a última sessão de conferências do ano de 2014. Muito reconhecidos dentro dos âmbitos químico, farmacêutico e medicinal, os Profs. Drs. Stefan Laufer (Universität Tübingen – Alemanha) e Pier G. Baraldi (Università Degli Studi di Ferrara – Itália) propuseram temas interessantes e inéditos. O professor alemão abordou alguns pontos que dizem respeito às publicações de artigos científicos – desde a sua divulgação até a ética do autor. Já o convidado italiano trouxe o estudo sobre o Cannabinoid e os tratamentos que podem envolver o mesmo.

Fotos: Douglas Rodrigues
XX EVQFM
XX EVQFM
A gama de professores internacionais nas conferências deste ano foi muito rica

Após o almoço, uma mesa redonda foi formada. Com a moderação da Profª. Drª. Lidia M. Lima, os debatedores foram: Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro (UFRJ), Prof. Dr. Hugo Cerecetto (UdelaR), Profª. Drª. Mercedes González (UdelaR) e Ana Martinez (CSIC). “As perspectivas para o desenvolvimento de fármacos na América Latina” foi um assunto abordado em diversas óticas pelos presentes. Professores, estudiosos e alunos solicitaram os esclarecimentos dos componentes da mesa em dúvidas de nível recorrente e também específico. Os Profs. Drs. sempre que tinham a oportunidade, pegavam citações de suas próprias apresentações – que ocorreram ao longo da semana – para legitimar ainda mais o conteúdo compartilhado no fórum.

Foto: Douglas Rodrigues
XX EVQFM
Prof. Dr. Arturo S. Feliciano (USAL) – de costas - também sugeriu discussões aos participantes da mesa

Sucesso, conhecimento e entrega. Foram essas palavras que sintetizaram a XX Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e a II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacologia. O evento recebeu alunos de todas as partes do mundo, e independente da localidade – nacional ou estrangeira -, o que pode se afirmar é que este grande encontro anual fortaleceu ainda mais seu nome dentro do calendário acadêmico!