XX EVQFM
CICLO DE CONFERÊNCIAS
CICLO DE CONFERÊNCIAS COMPLETA 20 ANOS NA ESCOLA DE VERÃO
Por Lucia Beatriz Torres
XX EVQFM
Em janeiro de 2014, o Ciclo de Conferências da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) completou 20 anos. Intercalando a programação dos cursos, próximo à hora do almoço, o Ciclo de Conferências sempre apresenta um cardápio inovador. A cada dia da semana “chefs” de diferentes partes do Brasil e do exterior trazem as tendências da Química Farmacêutica Medicinal. XX EVQFM
A Escola de Verão já foi palco para célebres cientistas, responsáveis pelo desenvolvimento de medicamentos importantes, apresentarem a história de suas descobertas ao vivo e a cores. Completando duas décadas dedicadas à difusão da disciplina nos verões cariocas, o evento já apresentou 90 conferências, sendo 56 ministradas por pesquisadores brasileiros e 34 por estrangeiros.

Para celebrar os 20 anos do evento, o Ciclo de Conferências da XX Escola de Verão trouxe somente pesquisadores do exterior e, apresentou ainda no último dia (31/01), uma conferência extra com dicas de como ser bem sucedido na publicação de um artigo no Journal of Medicinal Chemistry (ACS publications).

Confira nesta série de reportagens o que os especialistas da Espanha, Itália, Alemanha, Venezuela e Chile trouxeram de novas abordagens para a descoberta de fármacos para as doenças negligenciadas, Alzheimer, câncer, parasitarias, entre outras. Clique no menu”da semana e escolha um tema para degustar.

CARDAPIO DE CONFERÊNCIAS - XX ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA FARMACÊUTICA MEDICINAL

XX EVQFM XX EVQFM



Novas abordagens terapêuticas para a Doença de Chagas 

 Julio Urbina, do Instituto Venezuelano de Investigaciones Cientificas, na Venezuela, apresentou as abordagens mais promissoras para o desenvolvimento de novos medicamentos para a Doença Chagas, desde a ciência básica até os testes ensaios clinicos.
Leia a matéria Julio Urbina

XX EVQFM XX EVQFM



Prevenindo a Doença de Alzheimer 

Ana Martinez,do Consejo Superior de Investigaciones Científicas , na Espanha, apresentou os esforços do seu grupo de pesquisa para se chegar a um novo medicamento para a Doença de Alzheimer.
Leia a matéria Ana Martinez

XX EVQFM XX EVQFM



Eletron Spin Resonance
, nova técnica para combater doenças parasitárias

Claudio Olea Azar, da Universidade do Chile, no Chile, apresentou as atuais técnicas disponíveis associadas ao Electron Spin Resonance (ESR) para o estudo de antioxidantes e o uso destas técnicas para o estudo de doenças parasitárias.
Leia a matéria Claudio Olea

XX EVQFM XX EVQFM



Podofilotoxina – Gol de placa contra o câncer

Arturo San Feliciano, da Universidade de Salamanca, na Espanha, apresentou como tem sido realizada a busca para reduzir a toxicidade observada na Podofilotoxina, um produto natural com atividade antitumoral através da inibição da polimerização de tubulinas.
Leia a matéria Arturo Feliciano

XX EVQFM XX EVQFM



Caminho das Pedraspara publicar no Journal of Medicinal Chemistry

Stefan Laufer, da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, deu dicas de como preparar um bom artigo cientifico e ser aceito nas melhores publicações na área, como o Journal of Medicinal Chemistry.
Leia a matéria Stefan Laufer

XX EVQFM XX EVQFM



Substância presente na Cannabis sativa inspira novos medicamentos

Pier Baraldi, da Universidade de Ferrara, na Italia, demonstrou que a estrutura típica das quinolonas, geralmente usadas como agentes antibacterianos, é também capaz de interagir com o receptor canabinóide CB2, mostrando-se útil para o desenvolvimento de novos agentes analgésicos e anti-inflamatórios
Leia a matéria Pier Baraldi