XX EVQFM
ENCERRAMENTO DA XX EVQFM
Um ótimo ano de 2014! A Escola de Verão te espera em sua próxima edição!
Por Douglas Rodrigues
O que é necessário para atrair a atenção de alunos de diversas partes do país e do continente? Quais são os itens fundamentais para legitimar a ideia de um evento rico e focado em formação científica? Qual é a parcela de contribuição que cada integrante de um grande evento tem que dar para que tudo se concretize da melhor forma? Todas essas respostas – e muitas outras – ficaram retratadas na XX Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e a II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacologia. Para aqueles que já possuem presença certa todo ano, uma possibilidade de encontrar outras novidades. No caso daqueles que se encontraram tudo isso de modo inédito: a certeza que haverá o retorno ao Rio de Janeiro no ano que vem.

A última semana de Janeiro deste ano foi de extremo valor para todos os envolvidos no evento. Idealizadores, organizadores, profissionais; professores, doutores, convidados; alunos, estudiosos e curiosos. Pessoas de todos os gêneros, interesses e nacionalidades estiveram de encontro com informações ricas dentro do meio de química farmacêutica e medicinal. Do dia 27 ao dia 31 de deste mês, assuntos foram levantados em cursos das mais variadas especialidades. Diariamente a XX Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e a II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacologia ofereceu cursos matinais e vespertinos. Foram 8 temas propostos e sete professores internacionais a frente dos mesmos. E as atividades didáticas e interativas não pararam nestas aulas. Ao longo desse período, todo dia, antes do horário de almoço, uma conferência era apresentada aos visitantes. O Centro Cultural Prof. Horácio de Macedo no Centro de Ciências de Matemática e da Natureza (CCMN) da UFRJ, recebeu somente presenças estrangeiras. Professores sul-americanos e europeus compartilharam “bagagens” muito valiosas na formação e crescimento de profissionais da área química, farmacêutica e medicinal.



Para pontuar ainda mais todo esse empenho destes “guerreiros” da área química, farmacêutica e medicinal, encontra-se a história de Julianne Bessa. A visitante veio de Manaus, e mesmo enfrentando as adversidades de uma viagem tão longa, trouxe um grupo muito motivado.

- Fico muito feliz pelo fato de vir ao Rio de Janeiro novamente para o fórum. É a segunda vez que me inscrevo na Escola de Verão, mas o detalhe é que minha primeira oportunidade aqui foi na décima edição. Neste meio tempo me tornei professora, e, claro, todo o legado que levei naquele período me ajudou muito. Hoje estou aqui de volta, com um grupo de outras pessoas interessadas, que, sinceramente, espero que possam trilhar um ótimo caminho. Acho que vendi bem a ideia deste encontro – relatou a atual professora da UniNorte.


Agradecimento

É em virtude desse sentimento de motivação e garra, proveniente destas pessoas que vão alcançar incríveis trabalhos, pesquisas e conquistas no ramo científico, que toda a equipe de organização da XX Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e a II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacologia se sente satisfeita e apta a elaborar novas edições desse encontro anual que já é cheio de histórias e tradições.

Foi uma semana onde houve uma grande troca. Entre professores, que divulgaram e analisaram diversos estudos e pesquisas já estabelecidas, e visitantes, que contribuíram, participaram e, principalmente, absorveram os conteúdos propostos.

Não há como negar: a sensação de saudade já começa a dar seus primeiros indícios. O calendário acadêmico, de fato, já tem a Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal como certeza. Mas, acima disso, o que mais nos fortalece e felicita para a continuidade desse trabalho de muitos anos é essa procura pelo crescimento profissional e pessoal. Todos os estudiosos visitantes nos fizeram aprender demais nesse período tão memorável!

Que 2014 garanta muitas melhorias em nossas vidas e carreiras! E até ano que vem... Com a XXI Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal.