XX EVQFM
CICLO DE CONFERÊNCIAS
O Caminho das Pedras para publicar no Journal of Medicinal Chemistry
Por Lucia Beatriz Torres
XX EVQFM

Publicar ou perecer? O dilema que atinge a comunidade cientifica em todo o mundo também aflige os Químicos Medicinais. Quais serão os segredos para publicar um artigo em um periódico com fator de impacto elevado como o Journal of Medicinal Chemistry, editado pela American Chemical Society (ACS)?

Bons resultados não garantem um bom artigo!“ – alertou o Prof. Dr. Stefan Laufer da University of Tuebingen, na Alemanha. Segundo o cientista, não adianta apenas publicar o artigo, o mesmo precisa ser lido e citado, referindo-se aos índices utilizados para medir a produção dos cientistas (índice h = h index).

Autor de mais de 320 publicações e membro do conselho editorial do Journal of Medicinal Chemistry, o Prof. Stefan Laufer, em sua conferência na XX Escola de Verão, deu dicas de como preparar um bom artigo científico e ser aceito nas melhores publicações na área. Indo direto ao ponto, Laufer deu o passo a passo do caminho das pedras para se garantir uma boa publicação. XX EVQFM

No título seja o mais específico possível; no abstract escreva apenas um resumo dos seus melhores resultados; na introdução deve-se descrever o tema do artigo e a posição que o seu trabalho está em relação a outros estudos. Nos métodos seja conciso e preciso. Ao apresentar seus resultados, descreva a sua descoberta cientifica“ – orientou o professor alemão.

As dicas também perpassaram pela carta de recomendação (Cover letter). Segundo Laufer, na carta de recomendação não se deve repetir o abstract, mas sim convencer o editor porquê o seu artigo é importante para a publicação. “A sua carta de recomendação é o seu cartão de visitas“ – comparou.

XX EVQFM Os erros mais comuns que acarretam na rejeição de um artigo por uma revista são o formato incorreto, a publicação prematura de resultados, a falta de novidade, as falhas em citações bibliográficas e a escolha do jornal inapropriado para submeter o artigo. Para o cientista alemão, o cuidado na redação do artigo em inglês é fundamental para a aceitação do paper.

“Não adianta ter feito uma pesquisa boa, se você não consegue transmitir no artigo a importância da sua descoberta. Faça sentenças curtas, seja lógico, lembre que a maioria dos leitores não são nativos da língua inglesa” –
advertiu Laufer, recomendando um vídeo produzido pela American Chemical Society (ACS) com 10 dicas de como publicar o seu trabalho na língua inglesa (acswebinars.org/tips-to-publish).

Foto: Lucia Beatriz Torres
XX EVQFM
Stefan Laufer da University of Tuebingen, na Alemanha

Stefan Laufer é coordenador do Centro Interdisciplinar de Farmacogênomica e Pesquisa Farmacêutica (ICEPHA) na Universidade de Tuebingen, onde também dirigeum centro que estimula estudos binacionais entre o Brasil e a Alemanha, incentivando novas colaborações científicas na área. Recentemente o Prof. Laufer foi aceito como Membro Correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Para conhecer na íntegra as dicas do Prof. Stefan Laufer para escrever um bom artigo cientifico e ser aceito em uma excelente publicação acesse a conferência.


“Publish or Parish: Scientific Publishing in Medicinal Chemistry”

Saiba mais:
Webinar 10 Tips to Publish: 1 hour lecture ;
See Publishing Your Research 101- Episode 1: How to Write a Paper to Communicate Your Research ;
See Publishing Your Research 101- Episode 2: Writing Your Cover Letter.