XXI EVQFM - LASSBio - UFRJ XXI EVQFM XXI EVQFM - LASSBio - UFRJ
"Concurso Selfie Criativo" agita Escola de Verão
Por Lúcia Beatriz Torres*
Quando a Escola de Verão foi criada, em 1995, a máquina fotográfica ainda era de filme; o projetor, de slides; e a internet ainda não estava difundida no Brasil. A conexão era discada e o principal buscador brasileiro se chamava “Cadê”. O “Google” não estava ainda disponível na rede, e o “Orkut”, que foi ultrapassado pelo Facebook há alguns anos, nem existia. Celulares com câmera, tela touch screen e wifi só começaram a fazer parte do nosso cotidiano ao final da primeira década da virada do milênio.

Com o passar dos anos, a Escola de Verão foi se atualizando e incorporando em sua programação novas tendências tecnológicas que permeiam o cotidiano dos jovens. Nesta 21ª edição, o “Concurso Selfie Criativo” foi criado na XXI Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM). Uma forma descontraída de aproximar os alunos dos professores, estimulando a criatividade em torno do tema Química Medicinal. XXI EVQFM
 

Cartaz de Divulgação do Concurso


A sugestão da realização do Concurso de Selfie partiu da jornalista de Ciência Lúcia Beatriz Torres, da Serendipity Comunicação, e de pronto a ideia foi abraçada pela Comissão Organizadora do evento.

No comando da cobertura jornalística da Escola de Verão desde a 13ª edição (2007), Lúcia Torres percebeu que os estudantes ficavam tímidos quando se viam diante de um grande nome da química medicinal, principalmente dos pesquisadores estrangeiros: “Além da barreira da língua, havia ainda a cientifica. Idealizei o concurso com objetivo de “quebrar o gelo” entre alunos e professores possibilitando uma aproximação mais informal entre os mesmos”.

XXI EVQFM XXI EVQFM
Selfie - Instagram

Selfie - Facebook


Para participar do concurso bastava fazer uma selfie criativa dentro do contexto da Escola de Verão, seja com professores, conferencistas ou mesmo entre os próprios alunos ou com algum símbolo que remetesse à Química Medicinal, e publicar a foto no Instagram com a hashtag:#evqfm2015. Quem não era adepto do Instagram podia ainda publicar a selfie no seu próprio perfil e compartilhar com o Facebook  da Escola de Verão (evqfm Ufrj). E o melhor: cada participante podia concorrer com mais de uma foto.

Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato. Normalmente, uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto. A particularidade de uma selfie é que ela é produzida em geral, com um smartphone com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social como Facebook ou Instagram, por exemplo. Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades. XXI EVQFM
 

Cartaz de Divulgação do Concurso

A farmacêutica Natalia Lima foi a responsável por pilotar o “Concurso Selfie Criativo” da Escola de Verão nas redes sociais e também estabelecer as regras do mesmo. “Apesar de termos recebido inúmeras fotos criativas, foram somente consideradas no concurso as fotos que foram tiradas conforme o contexto de self-photo” – observou.

Apesar de bastante  criativas, fotos “não-selfie” foram desclassificadas do concurso
XXI EVQFM

Agitando os intervalos dos cinco dias da XXI EVQFM, marcados por muito conhecimento e difusão científica, a grande final do “Concurso Selfie Criativo” aconteceu durante o encerramento do evento (30/01) e foi o momento de descontração mais esperado pelos participantes.

Para divertir mais ainda a plateia, criando um suspense para o anuncio da final do concurso, um vídeo produzido pela jornalista Lethycia Tanuri apresentou uma retrospectiva da semana do evento através da animação de fotos, acompanhados por uma trilha sonora bem carioca. (Acesse o vídeo aqui).

Foto: Guilherme Flores
XXI EVQFM

Ganhador do concurso Paulo Abrão (ao centro) pousa ao lado da idealizadora do concurso, jornalista de Ciência Lucia Torres (preto) e da farmacêutica Natalia Lima (verde). Julia e  Thaissa  da Comissão Organizadora participaram do júri técnico do concurso


A selfie vencedora foi de Paulo Abrão, estudante do curso de graduação de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudante relembrou a famosa foto de Einstein com língua de fora e tentou imitá-la com um grupo de amigos de sua universidade, junto ao professor Eliezer Barreiro  que – segundo Paulo – lembra um pouco o famoso e polêmico cientista.              

XXI EVQFM
1º Lugar

Como recompensa pelo primeiro lugar, o estudante da Federal do Paraná recebeu um “pau de selfie” para tirar cada vez mais fotos criativas. (veja todas as fotos do concurso aqui).

XXI EVQFM

Instagram <Nathashacorreia>


? Nathasha Rayssa de Lima Correia
Graduação em Química/ Unigranrio, Rio de Janeiro.


"Me and professor János Fisher"

2º lugar
XXI EVQFM

Facebook <Rafaella Rios>

Ω Rafaella Rebecchi Rios
Mestrando Pós Graduação em Química IQ/UFRJ
Rio de Janeiro.

Figuras!! Tenho muito o que aprender
com eles!! Amo muito tudo isso!!”

3º lugar
XXI EVQFM

Instagram <jessicadutrah>

Ω Jessica Dutra de Almeida

5º período Farmácia / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ.

XXI Escola de Verao em
Quimica Farmaceutica Medicinal – Concurso Selfie Criativo
 
4º lugar

XXI EVQFM

Instagram <fabdiferente>

Fabiula Abreu  

6º período Farmácia/ Unigran  
Dourados, Mato Grosso do Sul.

Demorou mas consegui...a tia Lidia
fez um biquinho”

 Menção Honrosa
Comissão Organizadora




Repercussão do evento nas redes sociais

A Serendipity Comunicação e a Comissão Organizadora da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal EVQFM) agradecem todas as mensagens carinhosas enviadas e compartilhada pelos alunos nas redes sociais.

XXI EVQFM


Curtiu o “Concurso Selfie Criativo” e quer saber mais sobre o evento?
Acompanhe a Escola de Verão nas redes sociais!

XXI EVQFM Evqfm ufrj
XXI EVQFM evqfm2015


Edição: Lucia Beatriz Torres Ilustração: Natalia Lima
Serendipity Comunicação

XXI EVQFM E-mail Cúpula Informática INCT-INOFAR LASSBio - UFRJ UFRJ E-mail Cristália Sanofi do Brasil Sinc do Brasil CAPES