XXI EVQFM - LASSBio - UFRJ XXI EVQFM XXI EVQFM - LASSBio - UFRJ
CICLO DE CONFERÊNCIAS "IUPAC" NA XXI ESCOLA DE VERÃO
Por Lúcia Beatriz Torres
Em sua 21ª  edição, a  Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) inovou mais um vez, trazendo pesquisadores da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) para palestrar em seu Ciclo de Conferências.    Realizado próximo à hora do almoço, o Ciclo de Conferências sempre apresenta um cardápio inovador.

A cada dia da semana especialistas da IUPAC de diferentes nacionalidades trouxeram as tendências da Química Farmacêutica Medicinal para saciar a fome de conhecimento dos alunos da Escola de Verão.
XXI EVQFM
  Ciclo de Confêrencias
XXI EVQFM & IUPAC 

Essa não é a primeira vez que o evento recebe um “time” de pesquisadores membros da IUPAC. Em 2005, quando a Escola de Verão recebeu o convite da IUPAC para realizar uma reunião do Comitê de Química Medicinal, no Rio de Janeiro, especialistas de diferentes partes do mundo, em sua maioria vinculados indústrias farmacêuticas, revezaram-se para apresentaram hi-topics em Química Farmacêutica Medicinal.

Voltado para os alunos da pós-graduação, o conjunto de palestras proferidas pelos membros da IUPAC deu origem ao curso “Highligths in Medicinal Chemistry”. Há 10 anos, ele permanece na grade da programação da Escola de Verão, aprofundando temas geralmente apresentados durante as conferências. (veja matéria sobre 10 anos do curso “Highlights” aqui).

 Dessa forma, celebrando os 21 anos do evento e uma década do curso “Highligths in Medicinal Chemistry”,  o Ciclo de Conferências trouxe para a XXI Escola de Verão pesquisadores que protagonizaram o desenvolvimento de importantes medicamentos como o tapentadol (analgésico), a rilpivirina (anti-HIV) e o cetoconazol (antifúngico).

Além de apresentar, ao vivo e a cores, a história de algumas de suas descobertas científicas, os cientistas da IUPAC ainda ministraram conferências sobre as mais recentes abordagens para a descoberta de fármacos e medicamentos.

XXI EVQFM

Clique no cardápio” da semana  e escolha um tema para se informar.
Ciclo de Confências na hora do almoço abre o apetite do conhecimento cientifico



CICLO DE CONFERÊNCIAS

2ª Feira     26/01 XXI EVQFM

Prof. Dr. János Fisher                                              
Diretor do Sub-committee on Drug Discovery and Development da IUPAC
Gedeon Richter Chemical Cco
Budapeste, Hungria.

   Leia a reportagem






Serendipitous Target-based Drug Discoveries
A conferência apresenta um panorama de importantes medicamentos descobertos “quase que por acaso”, ao longo dos últimos 50 anos, citando casos de análogos destes que substituíram fármacos de referência devido a melhora dos perfis farmacocinéticos e farmacodinâmicos.               
  János Fisher
2ª Feira     26/01 XXI EVQFM
Prof. Dr. Magid Abou-Gharbia
Escola de Farmacia, Temple University
Filadelfia, EUA.
Leia a reportagem

Medicinal Chemistry Approaches for the Discovery of Innovative Therapeutics

A conferência descreve minunciosamente como foi realizada a descoberta de diferentes medicamentos a partir de seus análogos terapêuticos como, por exemplo, o  Effexorrisel® e Pristiq®, indicados para o tratamento da depressão.
  Magid Abou-Gharbia
3ª Feira     27/01 XXI EVQFM
Prof.  Dr. Helmut Buschmann
Consultor da Pharma Consulting Aachen, Alemanha 
Diretor científico na Savira Pharmaceuticals GmbH, Austria.
 Leia a reportagem

Pain Research Today: from Morphine to Tapentadol

A conferência aborda como está evoluindo o desenvolvimento das pesquisas para tratamento da dor e quais são as opções correntes de tratamento com novos tipos de medicamentos, como o Tramadol, analgésico sintetizado a partir de uma planta medicinal africana e o  Tapentadol, novo analgésico central com modo de ação dual.
  Helmut Buschmann
4ª Feira     28/01 XXI EVQFM
Prof. Dr. Jan Heeres
Professor convidado da Universidade da Antuérpia
Bélgica                                                                
Leia a reportagem

   “New developments in Non-Nucleoside Reverse Transcriptase Inhibitors(NNRTIs); from TIBO to Rilpivirine (TMC278)”

A conferência proferida pelo pai científico dos “azóis” (miconazol, cetoconazol entre outros antifúngicos) apresentou detalhes do processo de descoberta do antiretroviral Rilpivirina.

  Jan Heeres
5ª Feira     29/01 XXI EVQFM
Prof. Dr. Peter Bernstein
Consultor da PhaRmaB LLC
Rose Valley, USA.
Leia a reportagem

Where next in Anti-inflammatory Drug Discovery?”   

A confer ência enfoca as pesquisas mais recentes  para tratamento de doenças inflamatórias, destacando as vias possíveis de modulação dessas doenças e os alvos farmacológicos para o desenvolvimento de fármacos, exaltando a importância dos inibidores de fosfodiesferase e quinase.                                                                          
  Peter Bernstein
6ª Feira     30/01 XXI EVQFM
Prof. Dr. Klaus Wanner
Ludwig-Maximilins Universidade de Munique,
Munique, Alemanha.
Leia a reportagem

MS Binding Assays and Their Applications

A conferência mostra como a técnica de MS Binding apareceu como substituta ao método de radioligantes, de forma a baratear e trazer mais segurança para o testes de afinidade ligante-alvo, imprescindíveis para a validação de um novo protótipo candidato a fármaco.                                                                  
  Klaus Wanner
6ª Feira     30/01 XXI EVQFM
Prof. Dr. Arun Ganesan
Faculdade de Farmácia, Universidade de East Anglia
Reino Unido.
Leia a reportagem

Case Histories in Drug Discovery

A conferência apresenta a história da descoberta de fármacos aprovados no Reino Unido e amplamente usado pelo sistema universal desse Pais (equivalente ao SUS brasileiro) para três importantes doenças: diabetes, obesidade e a disfunção erétil. Processos de síntese, além do mecanismo de ação dos medicamentos também são detalhados em cada exemplo citado.                                                                         
  Arun Ganesan


XXI EVQFM E-mail Cúpula Informática INCT-INOFAR LASSBio - UFRJ UFRJ E-mail Cristália Sanofi do Brasil Sinc do Brasil CAPES