CURSOs
Cursos Conferências Mesa Redonda Vídeos


Curso 1:
Introdução à Química Farmacêutica Medicinal
Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro -  LASSBio, UFRJ
  Dia: 25 a 29/01/2016
  Hora: 10 às 11:30
  Vagas: 100

XXII EVQF - LASSBio - UFRJ
Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro
Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência em Química Farmacêutica Medicinal. É coordenador científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Academia Brasileira de Ciências. É o idealizador da Escola de Verão em Química Farmacêutica  e Medicinal e autor do livro “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos".

CV Lattes
EMENTA: No curso serão tratados tópicos relativos aos aspectos fundamentais da Química Farmacêutica Medicinal, incluindo aqueles históricos e contemplando alguns resultados obtidos no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ.

Nível Graduação.

Arquivos para download: Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5



Curso 2:
História da Descoberta dos Fármacos
Prof. Dr. Carlos Alberto Manssour Fraga -  LASSBio, UFRJ
  Dia: 27 e 28/01/2016
  Hora: 14 às 17
  Vagas:50

XXII EVQF - LASSBio - UFRJ
Prof. Dr. Carlos Alberto Manssour Fraga
Carlos Alberto Manssour Fraga, farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1988, mestre (1991) e doutor (1994) em química orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ. Atualmente é professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, onde desde 1992 atua como docente. Orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em química do Instituto de Química da UFRJ e de pós-graduação em farmacologia e química medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, por onde já orientou mais de 40 teses e dissertações na área da química medicinal. Pesquisador 1 do CNPq desde março de 2004 e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, contribuiu como autor/inventor de mais de 160 artigos científicos em periódicos internacionais indexados e 15 patentes nacionais e internacionais na área de fármacos. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (lLASSBio) da UFRJ, atuando nas áreas de química medicinal, síntese e tecnologia químico-farmacêutica de protótipos bioativos candidatos a fármacos.

CV Lattes
EMENTA: O curso descreve a evolução temporal da Química Medicinal apontando os fatos históricos que culminaram com a descoberta de vários Fármacos e o contexto inovador destas substâncias na correção dos respectivos distúrbios fisiopatológicos onde atuam. Neste contexto, serão discutidos o mecanismo de ação molecular, a relação entre a estrutura química e atividade biológica, o perfil metabólico e toxicológico dos fármacos elencados.

Objetivos: Demonstrar as estratégias empregadas em Química Medicinal para o planejamento de novos fármacos; Definir conceitualmente composto protótipo e grupamento farmacofórico; Estimular a compreensão das relações entre estrutura química e a atividade biológica; Definir estratégias para otimização do protótipo.

Tópicos: Definição de Química Medicinal; Conceitos Básicos e Terminologia; Estratégias de Planejamento de Fármacos; Descoberta X Desenvolvimento de Fármacos; Principais Fontes de Fármacos; História da Descoberta da Quinina; História da Descoberta da Artemisinina; História da Descoberta do Salvarsan; História da Descoberta das Sulfas; História da Descoberta das Penicilinas e Cefalosporinas; História da Descoberta dos Digitálicos; História da Descoberta dos Benzodiazepínicos; História da Descoberta da Aspirina; História da Descoberta do Piroxicam; História da Descoberta dos Inibidores da COX-2; História da Descoberta da Cimetidina; História da Descoberta da Omeprazola; História da Descoberta da Sildenafila; História da Descoberta do Taxol; História da Descoberta da Oxaminiquina; História da Descoberta do Imatinibe; História da Descoberta das Estatinas.
  
Referências Bibliográficas:
1) Eliezer J. Barreiro & Carlos Alberto Manssour Fraga, “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos”, 3ª Edição, Editora ArtMed, Porto Alegre, 2015.

Nível Graduação e Pós-Graduação .



Curso 3:
Highlights in Medicinal Chemistry

"Pharmaceutical Math: Infectious Disease by the Numbers"
"Scientific Misconduct in Biomedical Sciences"
Dr. Rathnam Chaguturu - SRI Internacional - EUA e

"Potential therapeutic targets to reduce obesity-associated metabolic abnormalities" 
"Targeting Inflammation and adipogenesis in obesity"

Dr. Dario Ramirez - Universidad Nacional de San Luis - Argentina
  Dia: 28 e 29/01/2016
  Hora: 08:30 às 11:30
  Vagas: 50
XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
Rathnam Chaguturu
Rathnam Chaguturu is the Founder & CEO of iDDPartners, a nonprofit think-tank focused on pharmaceutical innovation. He has more than thirty-five years of experience in academia and industry, managing new lead discovery projects and forging collaborative partnerships with academia, disease foundations, nonprofits, and government agencies.. He is the Founding President of the International Chemical Biology Society, a Founding Member of the Society for Biomolecular Sciences, and Editor-in-Chief of the journal, Combinatorial Chemistry and High Throughput Screening. He serves on several editorial- and scientific advisory boards, recipient of several awards, and is a sought-after speaker at major national and international conferences, passionately advocating the virtues of collaborative partnerships in addressing the pharmaceutical innovation crisis. ‘Collaborative Innovation in Drug Discovery: Strategies for Public and Private Partnerships,’ edited by Rathnam with the Foreword by Ferid Murad, the 1998 Nobel Prize winner in Medicine, has just been published by Wiley.
XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
Dr. Dario Ramirez
CEO de Delta Research. Innovation, Development & Services, IMIBIO-SL, CCT-San Luis-CONICET-UNSL. Profesor Adjunto. Exclusivo-EFECTIVO. Por concurso. Biología Molecular y Genética. Área Biología Molecular, Farmacia. Departamento de Farmacia, FQByF. UNSL. Res. CD 290/14 y Res C.S 33/15. (Inicio 05-01-2015). Miembro del Consejo Directivo del IMIBIO-SL-CONICET-UNSL.

EMENTA: Serão apresentados e discutidos tópicos atuais em química medicinal, relacionados com os interesses de pesquisa de cada palestrante convidado. Cada palestrante convidado irá apresentar o tema eleito em química medicinal e responder as questões dos alunos.

Nível Pós-Graduação



Curso 4:
Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas
Profª Drª Lídia Moreira Lima - LASSBio, UFRJ
  Dia: 25 a 28/01/2016
  Hora: 14 às 17
  Vagas:100

XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
Profª Drª Lídia Lima
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado(1997) e Doutorado(2001) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), na especialidade Química Medicinal, e Pós-Doutorado pela Universidade de Navarra (UNAV, Pamplona, Espanha). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Secretária Regional da SBQ-Rio (2010-2012) e Chefe do Departamento de Fármacos (2010-2012). É bolsista do programa Jovem Cientista da FAPERJ. É pesquisadora e Superintendente Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) e Vice Coordenadora do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos do ICB-UFRJ. Trabalha no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio, UFRJ) em projetos de pesquisa na área de QM, atuando nos seguintes temas: desenho e síntese de novos anti-inflamatórios; novos candidatos a fármacos quimioterápicos (ênfase em anti-chagásicos; leishmanicidas e antineoplásicos), hipoglicemiantes orais e estudo do metabolismo de fármacos.

CV Lattes
EMENTA: Serão apresentados e discutidos os processos enzimáticos e as reações envolvidas no metabolismo de xenobióticos, a partir de exemplos de fármacos das mais diversas classes terapêuticas. As relações entre o estudo do metabolismo e o planejamento racional de novos fármacos e entre metabolismo e toxicidade serão abordados. A importância, os tipos e as razões moleculares das interações medicamentosas serão tratados ao longo do curso, com ênfase naquelas decorrentes de fatores envolvendo o metabolismo oxidativo.

Nível Graduação.

Arquivos para download: Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4



Curso 5:
Modelagem Molecular aplicada ao Planejamento de Compostos Bioativos: Princípios e Aplicações
Prof. Dr. Carlos Maurício Rabello Sant´Anna - Instituto de Química, UFRRJ e
Profª. Drª. Nelilma Correia Romeiro - NUPEM, UFRJ
  Dia: 25 e 26/01/2016
  Hora: 14 às 17
  Vagas: 50

XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
Prof Dr Carlos Mauricio Sant´Anna
Professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com experiência na área de Modelagem Molecular. Atua, principalmente, no planejamento e desenvolvimento de compostos bioativos com atividade farmacológica e com aplicações em agroquímica. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ e professor do Programa de Mestrado em Matemática e Modelagem Computacional da mesma instituição.

CV Lattes
XXII EVQFM - LASSBio - UFRJProfª Drª Nelilma Correia Romeiro
Possui graduação em Farmácia (1996) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), sob a orientação dos Professores Ricardo Bicca de Alencastro (IQ-UFRJ) e Eliezer Barreiro (FF-UFRJ) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Fez doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois em Chicago (UIC). Passou 3 anos trabalhando no laboratório Far-Manguinhos/FIOCRUZ, implantando e coordenando a área de pesquisas em Modelagem Molecular no grupo. De 2006 a 2008, trabalhou como pós-doc no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) na Faculdade de Farmácia da UFRJ. Realizou pós-doc no Center of Molecular Informatics em Cambridge-UK. Atualmente, é Professor Adjunto III da UFRJ/Macaé, realizando pesquisas no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e desenvolvimento Social de Macaé (NUPEM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-Nivel 2, possui experiência na área de Química Medicinal, com ênfase em Quimiogenômica e Modelagem Molecular de proteínas e potenciais fármacos de origem sintética e de produtos naturais.

CV Lattes
EMENTA: Esse curso tem por objetivo apresentar uma introdução à teoria dos principais métodos de modelagem molecular com aplicação no planejamento de compostos bioativos, além de discutir exemplos práticos de aplicação dos métodos.
1. Métodos quânticos: métodos semi-empíricos, ab initio e DFT.
2. Métodos de campo de força empírico
3. Modelagem de proteínas
4. Métodos de docking molecular de ligantes em biorreceptores.
5. Uso de programas com aplicação no planejamento de compostos bioativos: modelando propriedades moleculares e interações entre moléculas.

Nível Graduação e Pós-Graduação



Curso 6:
A Evolução das Técnicas e Processos Sintéticos Aplicados a Síntese de Fármacos
Prof. Dr. Arthur Eugen Kummerle, UFRRJ
  Dia: 25 a 27/01/2016
  Hora: 08:30 às 11:30
  Vagas: 50

XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
Prof Dr Arthur Eugen Kummerle
Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desde 2010. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Farmácia e Química Orgânica, com ênfase em Química Medicinal e Síntese de Fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de fármacos anti-trombóticos, cardiovasculares, antiinflamatórios e anti-tumorais, síntese em micro-ondas e síntese de heterociclos.

CV Lattes
EMENTA: Com o passar do tempo, diversas estratégias e processos de síntese foram elaborados com o intuito de auxiliar o desenvolvimento de fármacos. Mas quais as vantagens e desvantagens de cada um? Este curso pretende mostrar o desenvolvimento de fármacos, discutindo a evolução de diferentes processos sintéticos baseados em fármacos disponíveis no mercado.  Serão discutidos os seguintes itens:

1.A história da descoberta dos fármacos
2.O surgimento da Síntese Orgânica aplicada à Química Medicinal
3.Os primeiros processos de síntese utilizados na Química Medicinal
4.A evolução dos processos e técnicas aplicadas ao desenvolvimento de fármacos conhecidos
5.Técnicas atuais de Síntese Orgânica Medicinal: irradiação micro-ondas, fluxo contínuo e síntese em fase sólida.

Nível Graduação e Pós-Graduação



Curso 7:
Produtos Naturais como Inspiração para a Obtenção de Novos Candidatos a Fármacos
Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa - IPPN, UFRJ
  Dia: 28 e 29/01/2016
  Hora: 08:30 às 11:30
  Vagas: 50

XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
Prof Dr Paulo Roberto Ribeiro Costa
Graduou-se como Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Farmácia, 1972), onde também realizou o mestrado em Química de Produtos Naturais (Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, 1975) e o doutorado em Química Orgânica (Instituto de Química, 1983). Realizou pós-doutorados na Université Scientifique et Medical de Grenoble (1984 e 1988) e na École Superieure de Physique et Chimie de Paris (1988). Atuou como Professor Convidado na Université Paris XI (1996) e na Université Paul Sabatier (2005), e como Professor Substituto na Université Scientifique et Medical de Grenoble, em 1988. Atuou também como Professor Convidado na Universidade Federal de Santa Catarina, (2001) e na Universidade de Alicante (2011). Desde 1996 é Professor Titular do setor de Síntese Orgânica do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Cientista do Nosso Estado - FAPERJ desde a criação do programa.

CV Lattes
EMENTA: Os produtos naturais apresentam uma grande diversidade estrutural e um vasto leque de atividades biológicas, e desde os primórdios da Química Farmacêutica Medicinal vêm sendo usados para a obtenção de novas substâncias bioativas. Entretanto, a maioria dos produtos naturais bioativos são isolados em pequenas quantidades, muitas vezes inviabilizando os estudos farmacológicos, especialmente estudos em animais de laboratório.  A obtenção destes produtos ou seuas análogos simplificados por Síntese Orgânica viabiliza estes estudos e permite a otimização estrutural. Não raro, análogos apresentam perfil biológico mais adequado do que o produto natural. Esta abordagem será exemplificada no contexto histórico. A experiência do Laboratório de Química Bioorgânica (IPPN-UFRJ) no uso de isoflavonóides naturais como protótipos para a síntese de novas substâncias com ação antineoplásica, antiviral e antiparasitária será discutida.

Serão discutidos os seguintes itens:

1. Produtos naturais como fonte de corantes e medicamentos
2. A virada do Século XIX. Dos corantes e medicamentos naturais aos sintéticos
3. Fármacos desenvolvidos por modificações estruturais de produtos naturais
4. Flavonóides como ponto de partida para a obtenção de novas substâncias com ação antineoplásica, antiviral e antiparasitária. Concepção, síntese e avaliação biológica

Nível Graduação e Pós-Graduação


Clique aqui para fazer sua Inscrição!


Não serão aceitas inscrições durante o Evento.

Não haverá devolução de valores pagos


XXII EVQFM LASSBio - UFRJ
CONTATO
XXII EVQFM
UFRJ - Centro de Ciências da Saúde - Bloco N
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ