XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
diÁrio da XXII EVQFM
25 de janeiro - Primeiro Dia


22ª EDIÇÃO DA ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA FARMACEUTICA E MEDICINAL INICIA NO RIO DE JANEIRO


Caracterizado pelo verão e pelas férias acadêmicas, janeiro é um mês querido por grande parte da população, ainda mais se for carioca. Rodeado por belas praias, o Rio de Janeiro é atração turística durante esse período, ainda mais com o carnaval tão perto. Dentre tantas atividades para fazer na cidade maravilhosa, um dos eventos mais aguardados é a Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM), realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Organizado há 22 anos pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), a Escola de Verão já se tornou uma tradição no calendário acadêmico das férias de verão, atraindo estudantes de toda parte do Brasil e recebendo convidados internacionais. A XXII EVQFM, que ocorre entre os dias 25 e 29 de janeiro, no Centro de Ciência da Saúde (CSS) da UFRJ, deu seu ponta pé inicial na manhã dessa segunda-feira.


A programação da Escola de Verão traz cinco dias de atividades. Com sete cursos e cinco conferências, ministrados por renomados cientistas nacionais e internacionais, além de uma mesa redonda, na sexta-feira (29), que tem como tema: “Desafios da Inovação em Fármacos no Brasil”.




O PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES DA XXII ESCOLA DE VERÃO

Durante a cerimônia de abertura, o Professor Eliezer J. Barreiro, coordenador da Escola de Verão, deu as boas vindas aos participantes e incentivou os estudantes a buscarem cada vez mais o conhecimento. O pesquisador também enfatizou que a troca de informação é de extrema importância e, com um tom de descontração, convocou os alunos a fazerem perguntas até dizer chega. Prestigiando o evento, algumas das autoridades da Universidade estiveram compondo a mesa de abertura: a Assessora Especial da Pró-Reitoria de Extensão (PR 5), Rogéria de Ipanema, a Coordenadora de Extensão do CSS, Diana Maul, e a Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Farmacologia e Química Medicinal, Patrícia Fernandes Dias.

 

XXII EVQFM
COORDENADOR DA ESCOLA DE VERÃO, ELIEZER. J BARREIRO, COORDENADORA DE EXTENSÃO DO CSS, DIANA MAUL, ASSESSORA ESPECIAL DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ROGÉRIA DE IPANEMA E A COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL, PATRÍCIA DIAS (da esq. para direita)


A parte da manhã foi reservada para dar início aos cursos: “Introdução À Química Farmacêutica e Medicinal”, com o Professor Eliezer J. Barreiro (LASSBio-UFRJ), e “A Evolução das Técnicas e Processos Sintéticos Aplicativos a Síntese de Fármacos”, com o Professor Arthur Kümmerle (UFRRJ). Além da abertura do ciclo de conferências, iniciando com o Professor Dario Ramirez, da Universidad Nacional de San Luis, na Argentina, proferindo a conferência intitulada: “Macrophage Biology in Health and Disease: Molecular mechanism-based therapeutics against fat tissue inflammation in obesity”.

XXII EVQFM
CURSO DE INTRODUÇÃO A QUÍMICA FARMACEUTICA MEDICINAL


Logo após a sua fala, houve sorteios de bonés e camisas personalizadas, e um exemplar da 3ª edição do livro “Química Medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos”, pelos Professores Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga, do LASSBio e UFRJ. A versão totalmente atualizada da publicação, aborda os principais avanços e descobertas na área da Química Farmacêutica.


XXII EVQFM
PROFESSORES ELIEZER J. BARREIRO, DARIO RAMIREZ E CARLOS ALBERTO MANSSOUR FRAGA COM PARTICIPANTE DO EVENTO


As atividades vespertinas foram iniciadas com os cursos: “Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas”, ministrado pela Professora Lídia Moreira Lima (LASSBio-UFRJ), e “Modelagem Molecular”, com os Professores Carlos Mauricio R. Sant’Anna (UFRRJ) e Nelilma C. Romeiro.

XXII EVQFM
CURSO DE MODELAGEM MOLECULAR, COM O PROFESSOR CARLOS MAURICIO SANT’ANNA


As XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal segue com seus cursos nessa terça-feira, 26, na UFRJ. As conferências, realizadas sempre às 11h30min, são abertas ao público.

Acompanhe as fotos do evento na página do facebook e no instagram, usando a hashtag #evqfm2016.



Texto: Camila Frutuoso Fotos: Camila Frutuoso, Natália Lima, Lethycia Tannuri
   



XXII EVQFM LASSBio - UFRJ
CONTATO
XXII EVQFM
UFRJ - Centro de Ciências da Saúde - Bloco N
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ