XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
diÁrio da XXII EVQFM
26 de janeiro - Segundo Dia


NO SEGUNDO DIA DA EVQFM, ALUNOS E PROFESSORES ABSORVEM CONHECIMENTO CIENTÍFICO


O segundo dia da XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM) serviu para os alunos conhecerem mais sobre o universo científico e compartilharem suas experiências, além de esclarecerem algumas dúvidas. O evento que vai até o dia 29, sexta-feira, esta ocorrendo no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A programação diversificada da XXII EVQFM, por mais um dia, trouxe a continuação dos cursos: “Introdução À Química Farmacêutica e Medicinal”, com o Professor Eliezer J. Barreiro, e “A Evolução das Técnicas e Processos Sintéticos Aplicativos a Síntese de Fármacos”, com o Professor Arthur Kümmerle, durante o período da manhã.


O Professor Eliezer J. Barreiro, com seu jeito criativo e peculiar de lecionar, instiga os alunos a questionarem cada vez mais e a esclarecerem suas dúvidas, sempre incentivando-os em relação a vida acadêmico científica. Na turma do Professor Arthur Kümmerle, sua metodologia de ensino também rendeu-lhe elogios.


A Escola de Verão recebeu, pela primeira vez, o Professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para proferir a conferência intitulada: “Colaborações de nosso laboratório com a Drug for Neglected Diseases initiative (DNDi) e com a Medicines for Malaria Venture (MMV), na área de doenças parasitárias tropicais”, gerando diversas dúvidas e levantando questões sociais e econômicas.


XXII EVQFM
ALUNOS E PROFESSORES ASSISTEM À CONFERÊNCIA DO DIA


O dia seguiu com a continuação dos cursos: “Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas”, ministrado pela Professora Lídia Moreira Lima (LASSBio-UFRJ), e “Modelagem Molecular”, com os Professores Carlos Mauricio R. Sant’Anna e Nelilma C. Romeiro.


O curso da Professora Lídia M. Lima agradou os alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Vitor Lemos, estudante do 6º período de Engenharia Química e Felipe Ribas, também do 6º ano do curso de Química. Vitor fala como tem sido participar do curso nesses dois dias: “Eu estou achando muito interessante ver a parte aplicada de tudo aquilo que a gente aprende em química orgânica, inorgânica e química orgânica de síntese, em relação ao nosso organismo. Eu vim para a Escola de Verão para conhecer a química farmacêutica e isso esta me dando um insight muito bom”. Já Felipe, ao ser questionado como tem sido o aprendizado para ele, o estudante disse que o curso tem sido “absurdo”, de forma positiva.



XXII EVQFM
ALUNOS DA PUC, VITOR LEMOS E FELIPE RIBAS , PARTICIPAM DO CURSO DE METABOLISMO DE FÁRMACOS: APLICAÇÕES NA TOXICOLOGIA E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS


Os amantes de Modelagem Molecular, não perdem um instante do curso. Os estudantes permanecem concentrados no que é dito e buscam respostas para suas questões.



XXII EVQFM
ALUNOS RAMON GUERRA, LUCAS SILVA COM A PROFESSORA DO CURSO DE MODELAGEM MOLECULAR, NELILMA ROMEIRO E A MONITORA THAYSSA TAVARES


Ainda no segundo dia da EVQFM, foi lançado o segundo concurso de selfie, com o objetivo de promover uma maior interação entre os participantes. A foto deve ser postada na página do facebook da Escola de Verão e a que receber mais likes, será a vencedora. O resultado será divulgado na sexta-feira, durante a cerimônia de encerramento do evento.


A XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal segue com seus cursos nessa quarta-feira, 27, na UFRJ. As conferências, que são realizadas sempre às 11h30min, são abertas ao público.



Acompanhe as fotos do evento na página do facebook e no instagram, usando a hashtag #evqfm2016.




Texto: Camila Frutuoso Fotos: Camila Frutuoso, Natália Lima, Lethycia Tannuri
   



XXII EVQFM LASSBio - UFRJ
CONTATO
XXII EVQFM
UFRJ - Centro de Ciências da Saúde - Bloco N
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ