XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
diÁrio da XXII EVQFM
28 de janeiro - Quarto Dia


ESCOLA DE VERÃO RECEBE CURSOS DE HIGHLIGHTS EM MEDICINAL CHEMISTRY



O penúltimo dia da XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, que esta acontecendo no CCS da UFRJ desde segunda-feira, recebeu os cursos de Highlights em Medicinal Chemistry, com os Professores Dario Ramirez, da Universidad Nacional de San Luis, Argentina, e Rathnam Chaguturu, SRI International. Os estudantes puderam conhecer mais o trabalho dos cientistas, que também realizaram conferências no decorrer da semana.


Os participantes do curso da Professora Lídia Moreira Lima, em mais uma aula prática, visitaram as dependências do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), acompanhando experimentos realizados no setor de ensaios biológicos, além de terem a oportunidade de observar de perto, as ferramentas utilizadas na área da modelagem molecular.


XXII EVQFM
ALUNOS REALIZAM AULA PRÁTICA NAS DEPENDÊNCIAS DO LASSBIO


Outro destaque do dia foi o início do curso: “Produtos Naturais em Química Medicinal”, com o Professor Paulo Costa, que compartilhou com os estudantes sua vasta experiência na área.



XXII EVQFM
PROFESSOR PAULO COSTA

A professora de Química Farmacêutica, Lorane Izabel da Silva Hage Melim, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), relatou como tem sido a experiência de participar da 22ª edição da Escola de Verão: “completei 14 anos de formada e resolvi comemorar aqui, na Escola de Verão. A experiência está sendo excelente, mesmo que a realidade na nossa Universidade seja bem diferente”. Segundo a pesquisadora, que participou do curso de “Modelagem Molecular”, com os Professores Carlos Mauricio Sant’Anna e Nelilma Romeiro, através das aulas, ela pode conhecer novas ferramentas de trabalho. “É muito importante estar sempre buscando mais conhecimento” conclui a cientista.



XXII EVQFM
PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, LORANE IZABEL DA SILVA


Durante a programação do dia, houve, ainda, a conferência: “Química Medicinal na descoberta de novos candidatos à fármacos leishmanicidas”, proferida pela Professora Lídia Moreira Lima (LASSBio-UFRJ). Sua apresentação “caiu no gosto” dos participantes, que fizeram diversas perguntas e parabenizaram a cientista pelo ótimo trabalho que vem realizando, junto com sua equipe, no LASSBio.



XXII EVQFM
PROFESSORA LÍDIA MOREIRA LIMA (LASSBIO-UFRJ)

A mesa redonda: “Desafios da Inovação em Fármacos no Brasil”, com a participação da Professora Julia Paranhos (UFRJ), Dr. Roberto Debom (Cristália) e o Professor Eliezer J. Barreiro, será realizada amanhã, no último dia da XXII Escola de Verão.
 
Participe do concurso de selfie (confira o regulamento na nossa pagina), o resultado será anunciado na cerimônia de encerramento. Acompanhe as fotos do evento na página do facebook e no instagram, usando a hashtag #evqfm2016.






Texto: Camila Frutuoso Fotos: Camila Frutuoso, Natália Lima, Lethycia Tannuri
   



XXII EVQFM LASSBio - UFRJ
CONTATO
XXII EVQFM
UFRJ - Centro de Ciências da Saúde - Bloco N
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ