XXII EVQFM - LASSBio - UFRJ
diÁrio da XXII EVQFM
29 de janeiro - Quinto Dia


XXII ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA FARMACÊUTICA MEDICINAL CHEGA AO SEU ÚLTIMO DIA



A XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal concluiu, com êxito, as atividades programadas para a semana. O evento, que iniciou na segunda-feira, recebeu diversos participantes do Brasil, contando, ainda, com a presença de dois cientistas internacionais.


No decorrer da semana, os alunos puderam participar de conferências, cursos, além dos Highlights em Medicinal Chemistry, ministrados pelos Professores Dario Ramirez, da Universidade Nacional de San Luis, Argentina, e Rathnam Chaguturu, SRI International.


XXII EVQFM
PARTICIPANTES DA XXII ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA FARMACÊUTICA E MEDICINAL


O conferencista do dia foi o Professor Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio/UFRJ), sob o tema: “A Química Medicinal no Século XXI e as Invenções de Candidatos à Fármacos para Doenças Crônicas Multifatorias”, o cientista discorreu sobre a importância de novos protótipos multiativos capazes de atuar em doenças crônico-degenerativas.



XXII EVQFM
PROFESSOR CARLOS ALBERTO MANSSOUR FRAGA

Na parte da tarde, a mesa redonda recebeu a Profª. Julia Paranhos (UFRJ), o Dr. Roberto Debom, do grupo Cristália e o Prof. Eliezer J. Barreiro, sob o tema: “Desafios da Inovação em Fármacos no Brasil”, discutiram assuntos relevantes à área científica.



XXII EVQFM
Prof.ª JULIA PARANHOS, PROF. ELIEZER J. BARREIRO E DR. ROBERTO DEBOM, DURANTE A MESA REDONDA


A Professora Lídia Moreira Lima, expressou seu agradecimento e contentamento por mais uma edição da EVQFM: “A Escola de Verão foi criada por um visionário, um artista da química medicinal, a quem eu rendo todo meu agradecimento e tributo, eu tenho o prazer de dizer que eu fui estudante da 1ª Escola de Verão e que hoje, eu estou representando a XXII Escola de Verão em Química Medicinal. Desejo muito sucesso nas próximas edições”.




ENCERRAMENTO

Durante o encerramento do evento, foram entregues cinco bolsas em dinheiro, no valor das de Iniciação Científica (CNPq), para os alunos que obtiveram participação integral durante o evento, sendo uma delas para um estudante do PROUNI.


Ainda no encerramento, aconteceu a grande final do segundo concurso de selfie. O primeiro lugar foi para Taynara Matos, que usou da criatividade ao tirar uma selfie com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana, seguida da legenda: Os químicos e o farmacêutico. Os participantes da foto recriaram a mesma com a presença do Professor Eliezer J. Barreiro.

 

XXII EVQFM
ALUNOS RECRIAM A SELFIE VENCEDORA

Os participantes da XXII EVQFM visitaram as dependências do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio/UFRJ), podendo conhecer de perto onde são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa sobre fármacos e medicamentos.

XXII EVQFM
ALUNOS VISITAM O LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E SÍNTESE DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS (LASSBio)


O Professor Carlos Alberto Manssour Fraga, deixou, ainda, um recado para todos os envolvidos na organização de mais uma edição da EVQFM: “Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, muito trabalho pra organizar, mas esforço recompensado ao final. Um gostinho de quero mais. Parabéns, Eliezer, por mais esse importante legado para as futuras gerações de químicos medicinais brasileiros”.


Texto: Camila Frutuoso Fotos: Camila Frutuoso, Natália Lima, Lethycia Tannuri
   



XXII EVQFM LASSBio - UFRJ
CONTATO
XXII EVQFM
UFRJ - Centro de Ciências da Saúde - Bloco N
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ