Conferências

 

 

Dia: 23/01/2017

Hora: 11:30

 

 

Novas aplicações de imageamento molecular por Desorption Electrospray Ionization (DESI)

Prof. Dr. Demian R. Ifa

York University

CV Lattes

 
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Biomédicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como pós-doutor e pesquisador na Purdue University, Indianápolis, EUA, e atualmente é Professor Assistente na York University, Toronto, Canadá, onde atua também como Diretor Associado do Centre for Research in Mass Spectrometry (CRMS).

Vídeo desta Conferência

 
 

 

Dia: 24/01/2017

Hora: 11:30

 

 

TÍTULO A DEFINIR

Fábio Ceneviva Lacerda Almeida

UFRJ

CV Lattes


 
Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo, é doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica), também pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na área de ressonância magnética nuclear de proteínas na Universidade da Pensilvania. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em RMN de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura e Dinâmica de Proteínas. Tem forte atuação junto a comunidade de ressonância magnética nuclear no país, estando como presidente da Associação de Usuário de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN). Na UFRJ também atua como Vice Diretor do Instituto de Bioquímica Médica e Diretor do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear (CNRMN)/Unidade de Biologia Estrutural do CENABIO e juntos às comissões PIBIC/CNPq e de Gases Liquifeitos.

 

 

Dia: 25/01/2017

Hora: 11:30

 

 

A Química Medicinal no LASSBio: os primeiros 20 anos

Eliezer J. Barreiro

UFRJ

CV Lattes

 
Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência em Química Farmacêutica Medicinal. É coordenador científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Academia Brasileira de Ciências. É o idealizador da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e autor do livro “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos".

 

 

Dia: 26/01/2017

Hora: 11:30

 

 

Octopus: Ferramenta de pesquisa de atividade farmacológica de compostos naturais e sintéticos

Alex Gutterres Taranto

UFSJ

CV Lattes

 
Graduado em Farmácia Industrial, Alex é professor Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lecionando a disciplina Química Farmacêutica & Medicinal (graduação), e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia na UFSJ. Tem experiência na área de Modelagem Molecular (Química e Biologia Computacional), com ênfase em desenvolvimento de fármacos com auxílio do computador (CADD). Atua principalmente nos seguintes temas: antimalárico, inibidores de protease, projetos genoma. Também é capacitado pelo Inep como avaliador de instituição e curso.

 
  


Dia: 27/01/2017

Hora: 11:30

 

 

Uma reação de 1893 e a experiência do LaSOM na busca por novos hits contra o câncer

Vera Lucia Eifler Lima

UFRGS

CV Lattes

 

Mestre e Doutora na área da Química Farmacêutica Medicinal é professora de síntese orgânica e de planejamento de fármacos na graduação e pós-graduação na Faculdade de Farmácia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Chefe do Departamento de Produção de Matéria-Prima, FAR 1, Faculdade de Farmácia/UFRGS. Tem experiência na área da química farmacêutica medicinal/química medicinal, com ênfase em síntese orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de heterociclos, síntese de produtos naturais-like, síntese assistida por micro-ondas, síntese promovida por ultrassom, click chemistry, síntese orgânica em fase sólida, reações multicomponentes, química combinatória. Seu principal interesse é divido entre a busca de hits para atividade antitumoral e antiparasitária (leishmania e chagas, principalmente) e a formação de pessoas em química medicinal. Faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica INCT_if. Organizadora de diversos eventos relacionados à química medicinal tendo sido Presidente do 6º Simpósio Brasileiro de Química Medicinal – BRAZMEDCHEM 2012. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Síntese Orgânica Medicinal e Coordenadora do Laboratório de Síntese Orgânica Medicinal (LaSOM). Responsável pela Quimioteca do LaSOM.

 

 

CONTATO

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

REDES SOCIAIS