Cursos

 

Curso 1
Fundamentos da Química Medicinal 
Prof. Dr. Carlos Alberto Manssour Fraga -  LASSBio, ICB, UFRJ
Dia: 23 a 27/01/2017
Hora: 8:30 às  11:30
Vagas: 80

 

 EMENTA:
Definição de Química Medicinal (QM), seus conceitos básicos e terminologia; caracterização da importância das propriedades físico-químicas e estruturais na fase farmacocinética e farmacodinâmica; Invenção X Descoberta X Desenvolvimento de fármacos; Demonstração das principais estratégias empregadas em QM para o planejamento de novos candidatos a fármacos, i.e. bioisosterismo, hibridação molecular, restrição conformacional, homologação; Identificação e compreensão das relações entre estrutura-química e a atividade farmacológica; uso de estratégias para otimização do composto-protótipo; Descrição da evolução temporal da Química Medicinal apontando os fatos históricos que culminaram com a descoberta de alguns fármacos sintéticos de destaque, seu mecanismo de ação molecular, a relação entre a estrutura química e atividade biológica, o perfil metabólico e toxicológico, incluindo: Sulfas, Benzodiazepínicos; Piroxicam e os Inibidores da COX-2; Cimetidina; Omeprazol; Captopril, Sildenafil; Oxaminiquina e o Imatinibe.


Referências Bibliográficas:
Eliezer J. Barreiro & Carlos Alberto Manssour Fraga, “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos”, 3ª Edição, Editora ArtMed, Porto Alegre,  2015.


Prof. Dr. Carlos Alberto Massour Fraga
UFRJ
Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é mestre e doutor em química orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ é, também, orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em química do Instituto de Química da UFRJ e de pós-graduação em farmacologia e química medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ, atuando nas áreas de química medicinal, síntese e tecnologia químico-farmacêutica de protótipos bioativos candidatos a fármacos.

CV Lattes
 
Arquivos para download:
Parte 1
Parte 2

 

Curso 2: 
Modelagem Molecular Aplicada em Química Medicinal 
Prof. Dr. Carlos M. R. Sant´Anna – UFRRJ
Prof. Dr. Laurent Emannuem Dardenne - LNCC
Dia: 25 e 26/01/2017
Hora: 14:00 às  17:30
Vagas: 60

 

 EMENTA:
- Métodos de modelagem molecular de ligantes: métodos de campo de força e métodos quânticos;
- Planejamento de fármacos baseado nos ligantes: Previsão de propriedades moleculares, modelos farmacofóricos, QSAR e modelos simplificados de energia livre;
- Técnicas para construção, validação e preparação de modelos de proteínas para estudos de planejamento racional fármacos baseado em estruturas;
- Técnicas de atracamento molecular receptor-ligante e triagem virtual em larga escala
- Estudos de caso utilizando técnicas de predição de estruturas de proteínas e atracamento molecular receptor-ligante.


Prof. Dr. Carlos M. R. Sant´Anna
UFRRJ
Professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com experiência na área de Modelagem Molecular. Atua, principalmente, no planejamento e desenvolvimento de compostos bioativos com atividade farmacológica e com aplicações em agroquímica. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ e professor do Programa de Mestrado em Matemática e Modelagem Computacional da mesma instituição.

CV Lattes

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília, mestre em Física e doutor em Ciências Biológicas (Biofísica). É pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Modelagem Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de metodologias de docking e predição ab initio/de novo de estruturas de proteínas, drug design, dinâmica molecular, algorítmos genéticos e cálculos quânticos de estrutura eletrônica.

CV Lattes

Prof. Dr. Laurent E. Dardenne
LNCC

 

Curso 3: 
Produtos Naturais em Química Medicinal 
Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro-  LASSBio, ICB, UFRJ
Dia: 23 a 25/01/2017
Hora: 8:30 às  11:30
Vagas: 60

 

 EMENTA:
Serão tratados os aspectos dos produtos naturais aplicados na Química Medicinal.


Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro
UFRJ
Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência em Química Farmacêutica Medicinal. É coordenador científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Academia Brasileira de Ciências. É o idealizador da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e autor do livro “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos".

CV Lattes
 
Arquivos para download:
Parte 1
Parte 2
Parte 3

 

Curso 4: 
Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas
Profª. Drª. Lidia Moreira Lima - LASSBio, ICB, UFRJ
Dia: 23 a 26/01/2017
Hora: 14:00 às  17:00
Vagas: 80

 

 EMENTA:
Serão apresentados e discutidos os processos enzimáticos e as reações envolvidas no metabolismo de xenobióticos, a partir de exemplos de fármacos das mais diversas classes terapêuticas. As relações entre o estudo do metabolismo e o planejamento racional de novos fármacos e entre metabolismo e toxicidade serão abordados. A importância, os tipos e as razões moleculares das interações medicamentosas serão tratados ao longo do curso, com ênfase naquelas decorrentes de fatores envolvendo o metabolismo oxidativo.


Profa. Dra. Lidia M. Lima
UFRJ
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), na especialidade Química Medicinal, e Pós-Doutorado pela Universidade de Navarra (UNAV, Pamplona, Espanha). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Secretária Regional da SBQ-Rio (2010-2012) e Chefe do Departamento de Fármacos (2010-2012). É bolsista do programa Jovem Cientista da FAPERJ. É pesquisadora e Superintendente Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) e Vice Coordenadora do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos do ICB-UFRJ. Trabalha no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio, UFRJ) em projetos de pesquisa na área de QM, atuando nos seguintes temas: desenho e síntese de novos anti-inflamatórios; novos candidatos a fármacos quimioterápicos (ênfase em anti-chagásicos; leishmanicidas e antineoplásicos), hipoglicemiantes orais e estudo do metabolismo de fármacos.

CV Lattes
 
Arquivo para download:
Curso completo

 

Curso 5: 
Noções de Farmacologia para Química Medicinal
Prof. Dr. François Germain Noël-   ICB, UFRJ
Dia: 26 e 27/01/2017
Hora: 8:30 às  11:30
Vagas: 60

 

 EMENTA:
Após breve introdução sobre o papel da Farmacologia no processo de desenvolvimento de novos fármacos, iremos revisar aspectos básicos da interação fármaco-receptor incluindo-se os conceitos de afinidade, potência e eficácia. Nesta ocasião, iremos brevemente comparar os ensaios in vitro baseados no alvo e os ensaios funcionais. Em seguido, iremos abordar a técnica de binding para determinação da afinidade de um composto teste para um determinado receptor. Terminaremos abordando aspectos menos básicos, mais “atuais”, como os fenômenos de modulação alostérica, de seletividade funcional e de tempo de residência de um fármaco ao seu receptor. Após discutir os fenômenos, avaliaremos as suas formas de identificação/quantificação e suas relevâncias, oportunidades e desafios para o processo de descoberta de novos fármacos.


Prof. Dr. François G. Noël
UFRJ
Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Université Catholique de Louvain, Bélgica e Doutor em Ciências Farmacêuticas (Farmacologia) pela mesma universidade, François é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Farmacologia / ICB. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Na,K-ATPase, esquizofrenia, Hiperplasia Prostática Benigna, interação fármaco-receptor (eg, binding) além de ter experiência em Farmacocinética clínica (Bioequivalência e PK/PD) e em descoberto e desenvolvimento de candidatos à fármacos, com depósito de pedidos de patentes internacionais e um licenciamento para empresa privado de desenvolvimento de produtos. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFRJ (Farmacologia e Terapêutica Experimental: 1990-1996; Farmacologia e Química medicinal: 2009-2010). Eleito membro do Conselho Deliberativo da SBFTE (triênio 2012-2014, e 2015-2017).

CV Lattes

 

Curso 6: 
Espectrometria de massa em Química Medicinal
Prof. Dr. Demian R. Ifa - York University, Canadá
Dia: 23 e 24/01/2017
Hora: 14:00 às  17:00
Vagas: 60

 

 EMENTA:
Neste curso serão apresentados os aspectos fundamentais de um espectrômetro massas, seus principais componentes e modos de operação. Vários tipos de instrumentos serão discutidos, assim como suas principais aplicações em diferentes fases do desenvolvimento de fármacos, como, por exemplo, em estudos de proteômica, toxicologia, farmacocinética, enzimologia, entre outros. No final do curso, os alunos serão capazes de diferenciar os tipos de espectrômetro de massas disponíveis comercialmente e selecioná-los corretamente de acordo com o objetivo analítico.


Prof. Dr. Demian R. Ifa
York University
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Biomédicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como pós-doutor e pesquisador na Purdue University, Indianápolis, EUA, e atualmente é Professor Assistente na York University, Toronto, Canadá, onde atua também como Diretor Associado do Centre for Research in Mass Spectrometry (CRMS).

CV Lattes

 
 

CONTATO

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

REDES SOCIAIS