Diário - Primeiro dia

XXIII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, foi dada a partida

Por Camila Frutuoso
23/janeiro/2017


A consagrada Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM) chega a sua 23ª edição em pleno verão carioca. Com representantes das cinco regiões do Brasil, a XXIII EVQFM conta com a presença de aproximadamente 100 participantes. Os estados Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, estão representados através de seus alunos de Graduação, Pós-Graduação, Docentes e Profissionais.

Foto: Camila Frutuoso
Mesa de Abertura da XXIII EVQFM

A XXIII EVQFM acontece entre os dias 23 a 27 de janeiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dentro da programação, o evento recebe renomados profissionais da área, sempre instigando os estudantes a participarem cada vez mais e estreitando os laços entre professor e aluno. O coordenador da Escola de Verão, Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro, saudou os participantes e lhes deu as boas-vindas durante a Cerimônia de Abertura, que aconteceu no dia 23, no Auditório Hélio Fraga, da UFRJ. Também compuseram a mesa de abertura a Profª. Dr. Patricia Dias Fernandes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ), o Diretor em Exercício do ICB (UFRJ), Prof. Dr. Garcia Ribeiro Abreu Jr. e o Diretor Adjunto de Extensão do ICB (UFRJ), Prof. Dr. Jean Christopher Houzel. O famoso curso de “Fundamentos da Química Medicinal”, sempre aplicado pelo Professor Eliezer J. Barreiro, teve uma modificação este ano, ele está sendo ministrado pelo Professor Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio/UFRJ). Já o Professor Eliezer J. Barreiro, está responsável pelo curso “Produtos Naturais em Química Medicinal”.

  Foto: Camila Frutuoso



A abertura do ciclo de conferências ficou a cargo do Prof. Dr. Demian Rocha Ifa, da York University/Canadá, que falou sobre as “Novas aplicações de imageamento molecular por Desorption Electrospray Ionization (DESI). O Professor Rocha, que é egresso do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substância Bioativas (LASSBio), falou sobre a sua experiência de estar retornando a UFRJ para participar da Escola de Verão: “Está sendo formidável, é um prazer enorme voltar. Eu me sinto parte da família LASSBio e fico muito satisfeito de poder passar para a instituição, o que eu aprendi. ”

  Prof. Dr. Demian Rocha Ifa
(York University/Canadá)

Segundo o Professor Demian, é sua primeira participação na EVQFM, e para a formação dos alunos, esses encontros são extremamente importantes. “É onde os alunos encontram os professores, tem ideias e despertam aptidão” – declara o cientista. A parte da tarde foi preenchida pelos cursos da Profª. Drª. Lídia M. Lima (LASSBio/UFRJ) sobre “Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas” e o curso do Professor Demian Rocha sobre “Espectrometria de massa em Química Medicinal”.

A 23ª Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal segue na próxima terça-feira com sua programação de cursos e o ciclo de conferência, que receberá o Prof. Dr. Fábio Almeida, da UFRJ.

Vídeo do Primeiro dia da XXIII EVQFM



CONTATO

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

REDES SOCIAIS