Diário - Segundo dia

Segundo dia da XXIII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal

Por Camila Frutuoso
24/janeiro/2017


Segue em disparada o segundo dia da 23ª Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM). Com o time montado e bem equipado, os estudantes seguem seu aprendizado em mais um dia de cursos e conferências.

Os cursos de “Fundamentos da Química Medicinal” e “Produtos Naturais em Química Medicinal” seguiram a todo vapor com os Professores Carlos Alberto Manssour Fraga e Eliezer J. Barreiro, respectivamente.

  Foto: Camila Frutuoso


Seguindo o ciclo de conferências, o Prof. Dr. Fábio C. L. Almeida, que atua na UFRJ como Vice Diretor do Instituto de Bioquímica Médica e Diretor do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nucler (CNRMN)/Unidade de Biologia Estrutural do CENABIO e juntos às comissões PIBIC/CNPq e de Gases Liquifeitos, proferiu a palestra: “O papel da dinâmica conformacional em reconhecimento molecular – catálise, defensinas, montagem viral e racionalização de novos fármacos.
  Prof. Dr. Fábio C. L. Almeida

O Professor que já participou da EVQFM há cerca de dez nos atrás, se sente privilegiado por poder retornar à Escola: “Eu gostei muito de ser convidado de novo, e eu acho que é um público (da área de Química Medicinal) em que a Ressonância é muito importante.”

O Cientista também reconhece o impacto da Escola de Verão, segundo ele, o evento é de grande importância para a formação de pesquisadores do Brasil inteiro. “Na área de Ressonância ainda existem poucos profissionais no Brasil que vem utilizando esse recurso para o desenvolvimento de fármacos, então, acredito que a Escola de Verão é fundamental para a formação de recursos humanos” – concluí o pesquisador.

 

CURSO CHEGA AO FIM

O curso de “Espectrometria de massa em Química Medicinal” com o Professor Demian Rocha Ifa, chegou ao seu fim neste segundo dia de programação. Deixando os alunos empolgados e inspirados para continuarem os estudos na área.

Foto:Camila Frutuoso
Turma de Espectrometria de massa em Química Medicinal

A 23ª Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal segue na próxima quarta-feira com sua programação de cursos e o ciclo de conferência, que terá o coordenador do evento como palestrante.



Vídeo do Segundo dia da XXIII EVQFM

 

CONTATO

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

REDES SOCIAIS