Diário - Terceiro dia

Terceiro dia da XXIII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal

Por Camila Frutuoso
25/janeiro/2017


O terceiro dia de Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal reuniu os participantes para tirarem a foto oficial do evento, fazendo com que professores e alunos pudessem conversar além dos momentos dos cursos e palestras.

Com o total de seis cursos, proferidos por profissionais da área da Química Medicinal, a XXIII EVQFM avança com sua programação. E neste terceiro dia, o curso de “Produtos Naturais em Química Medicinal”, com o Professor Eliezer J. Barreiro chegou ao fim. Dando espaço para o curso de “Noções de Farmacologia para Química Medicinal”, com o Professor François G. Noël, que iniciará na quinta-feira, 26.

Ainda nesta quarta-feira, foi dada a largada no curso de “Modelagem Molecular, com os Professores Carlos M. R. Sant’Anna (UFRRJ) e Laurent Dardenne (LNCC).

Já os participantes do curso de “Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas”, com a Professora Lídia M. Lima, realizaram uma aula prática nas dependências do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), podendo interagir com pesquisadores do laboratório.

Foto: Leonardo Ferreira
Alunos participam de aula prática na XXIII EVQFM



CONFERÊNCIA DO DIA

Foto: Leonardo Ferreira     



O coordenador da XXIII EVQFM, o Professor Eliezer J. Barreiro foi o conferencista do dia. O cientista falou sobre “A Química Medicinal no LASSBio: os primeiros 20 anos”, contando a trajetória do laboratório durante esse tempo, as experiências que teve ao longo de sua carreira e os profissionais que conheceu.
Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro  

Muito feliz com a proporção do evento, Barreiro falou como suas expectativas foram superadas ao longo dos anos como coordenador da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal: “Quando aconteceu a primeira Escola de Verão, não imaginava que chegaríamos até aqui, na 23ª edição. A medida que vai acontecendo, vai caindo a ficha. Acho que é um sinal de sucesso.”

Segundo o pesquisador, muitos profissionais que estão no mercado de trabalho atualmente, que atuam na área da Química Medicinal, passaram pela EVQFM. “São filhos da Escola de Verão” – afirma o cientista, que disse ser preciso utilizar a criatividade a cada edição do evento, sendo esse o grande desafio. “Na história da Escola de Verão temos um resultado positivo porque a comunidade universitária está sempre muito bem representada. Acho que o dever está cumprido, temos que continuar fazendo e torcendo para que possamos continuar contribuindo para a divulgação dos conceitos da Química Medicinal” – conclui o coordenador da EVQFM.

A 23ª Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal continua a todo vapor no próximo dia 26, quinta-feira, com cursos e mais um convidado para o ciclo de conferências.

Não deixem de participar do concurso de selfie, o resultado sairá na próxima sexta-feira, 27, na cerimônia de encerramento da XXIII EVQFM.

Acompanhe as atividades em tempo real através do perfil do facebook da EVQFM UFRJ e o Instagram (@evqfmufrj).

CONTATO

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

REDES SOCIAIS