Cursos

 Curso 1: Fundamentos de Química Medicinal

 Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 EMENTA:
Definição de Química Medicinal (QM), seus conceitos básicos e terminologia; caracterização da importância das propriedades físico-químicas e estruturais na fase farmacocinética e farmacodinâmica; Invenção X Descoberta X Desenvolvimento de fármacos; Demonstração das principais estratégias empregadas em QM para o planejamento de novos candidatos a fármacos, i.e. bioisosterismo, hibridação molecular, restrição conformacional, homologação; Identificação e compreensão das relações entre estrutura-química e a atividade farmacológica; uso de estratégias para otimização do composto-protótipo; Descrição da evolução temporal da Química Medicinal apontando os fatos históricos que culminaram com a descoberta de alguns fármacos sintéticos de destaque, seu mecanismo de ação molecular, a relação entre a estrutura química e atividade biológica, o perfil metabólico e toxicológico, incluindo: Sulfas, Benzodiazepínicos; Piroxicam e os Inibidores da COX-2; Cimetidina; Omeprazol; Captopril, Sildenafil; Oxaminiquina e o Imatinibe.

Referências Bibliográficas:
Eliezer J. Barreiro & Carlos Alberto Manssour Fraga, “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos”, 3ª Edição, Editora ArtMed, Porto Alegre,  2015.

 


Prof. Dr. Carlos Alberto Massour Fraga
UFRJ
Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é mestre e doutor em química orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ é, também, orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em química do Instituto de Química da UFRJ e de pós-graduação em farmacologia e química medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ, atuando nas áreas de química medicinal, síntese e tecnologia químico-farmacêutica de protótipos bioativos candidatos a fármacos.

CV Lattes
   

 


Curso 2: Síntese Orgânica Medicinal

Prof. Dr. Paulo Ribeiro Costa
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 EMENTA:
Requisitos: Os estudantes precisam ter cursado pelo menos 3 semestres de QO. Entretanto nenhum inscrito será vetado! Bloco 1 - Fundamentos de catálise e catálise assimétrica; Exemplos de oxidações, reduções, reações aldólicas e reações de Diels-Alder enantiosseletivas; Exemplos de uso pela indústria farmacêutica. Bloco 2 - Fundamentos de organocatálise e exemplos na síntese de substâncias bioativas. Bloco 3 - Química de substâncias aromáticas: da substituição eletrofílica e nucleofílica às reações catalisadas por metais de transição. Exemplos na síntese de substâncias bioativas


Prof. Dr. Paulo Roberto R. Costa
UFRJ
Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é mestre e doutor em química orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ é, também, orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em química do Instituto de Química da UFRJ e de pós-graduação em farmacologia e química medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ, atuando nas áreas de química medicinal, síntese e tecnologia químico-farmacêutica de protótipos bioativos candidatos a fármacos.

CV Lattes

 
 

 


Curso 3: "Causos" do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substânicas Bioativas

 Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 EMENTA:
Neste curso inédito procuraremos descrever alguns dos caminhos adotados no LASSBio/ICB-UFRJ, dentre as estratégias clássicas possíveis da Química Medicinal para o desenho de novos candidatos a fármacos. Daremos ênfase à descoberta de novas compostos bioativos com diferentes possíveis indicações terapêuticas como LASSBio-294, LASSBio-596, LASSBio-1819, entre outros.


Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro
UFRJ
Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência em Química Farmacêutica Medicinal. É coordenador científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Academia Brasileira de Ciências. É o idealizador da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e autor do livro “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos".

CV Lattes
   




Curso 4: Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas

Profª. Drª. Lídia M. Lima
Universidade Federal do Rio de Janeiro


EMENTA:
Serão apresentados e discutidos os processos enzimáticos e as reações envolvidas no metabolismo de xenobióticos, a partir de exemplos de fármacos das mais diversas classes terapêuticas. As relações entre o estudo do metabolismo e o planejamento racional de novos fármacos e entre metabolismo e toxicidade serão abordados. A importância, os tipos e as razões moleculares das interações medicamentosas serão tratados ao longo do curso, com ênfase naquelas decorrentes de fatores envolvendo o metabolismo oxidativo.


Profa. Dra. Lídia M. Lima
UFRJ
É farmacêutica formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), na especialidade Química Medicinal, e Pós-Doutorado em Química Medicinal pela Universidade de Navarra (UNAV, Pamplona, Espanha). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Secretária Regional da SBQ-Rio (2010-2012) e Chefe do Departamento de Fármacos (2010-2012) da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Foi bolsista do programa Jovem Cientista da FAPERJ. É pesquisadora nível 2 do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Superintendente Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Foi coordenadora do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos do ICB-UFRJ (2014-2016). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (ICB-UFRJ) e Diretora Adjunta de Graduação (ICB-UFRJ). Trabalha no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio, ICB, UFRJ) em projetos de pesquisa na área de Química Medicinal, atuando nos seguintes temas: desenho e síntese de novos anti-inflamatórios; novos candidatos a fármacos quimioterápicos (ênfase em anti-chagásicos; leishmanicidas e antineoplásicos) e hipoglicemiantes orais; otimização do composto-líder; estudo das propriedades druglikeness e metabolismo de xenobióticos.

CV Lattes
   

 

Curso 5: Aplicações de RMN em Química Medicinal
Profª. Drª. Luzineide W. Tinoco
Universidade Federal do Rio de Janeiro


EMENTA:
A RMN é uma técnica analítica que fornece informações sobre estrutura química e dinâmica das moléculas. A interpretação das informações fornecidas pela RMN, assim como a escolha das melhores técnicas a serem usadas, depende do conhecimento de conceitos básicos como deslocamento químico, acoplamento e propriedades de relaxação. Estes conceitos serão apresentados de forma objetiva para que as diferentes técnicas e metodologias usadas na Química Medicinal possam ser bem compreendidas. Serão apresentadas as técnicas mais usadas para os estudos de interação intermolecular (ligante-biomolécula) como SAR, WATERGATE, DOSY, além de modernas técnicas para análise de metabólitos em fluidos biológicos.



Profa. Dra. Luzineide W. Tinocoa
UFRJ
A Profa. Luzineide fez sua graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1993 e 1998). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais, sendo responsável pela instalação e coordenação do Laboratório Multiusuário de Análises por RMN (LAMAR). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação, quantificação e determinação estrutural de produtos naturais em extratos brutos por RMN, estudos de interações intermoleculares e determinação estrutural de peptídeos e proteínas por RMN. Coordena o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Inibidores Enzimáticos (LADIE) onde são desenvolvidos projetos que visam a aplicação da RMN no estudo das interações intermoleculares para o planejamento de fármacos, que inclui a busca de Inibidores para as enzimas plasmina de Yersinia pestis, nucleosídeo hidrolase (Leishmania) e acetilcolinesterase. A Profa. Luzineide está vinculada como professora permanente dos programas de pós-graduação em Química de Produtos Naturais (IPPN) e de Farmacologia e Química Medicinal (ICB), sendo também membro do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos (ICB), todos da UFRJ. No período de 2015 a 2016 a Profa. Luzineide fez um Estágio Sênior com bolsa da CAPES na Universidade da Califórnia em Riverside, EUA, no grupo da Profa. Cinthya Larive desenvolvendo projetos na área de análise metabolômica por RMN e desenvolvendo metodologia para a marcação isotópica seletiva de metabólitos.

CV Lattes
   

 


Curso 6: Fundamentos da Farmacologia na Química Medicinal

 Profª. Drª. Bagnólia Araújo Costa
Universidade Federal da Paraíba


EMENTA:
Conceitos fundamentais em Farmacologia, Conformação e química dos fármacos e dos receptors, Impacto da ligação do fármaco ao receptor, Determinantes moleculares e celulares da seletividade dos fármacos, Aspectos quantitativos da interação fármaco-receptor, Biodisponibilidade dos fármacos, Estrutura e Função dos principais receptores farmacológicos, Aspectos moleculares da ação dos fármacos: sistemas efetores ciclase de Adenil (AC), fosfolipase C (PLC), fosfolipase D (PLD), Fosfolipase A2 (PLA2), cinase de tirosina e canais iônicos.



Profa. Dra. Bagnólia A. Costa
UFPA
Graduada em Farmácia (1985) e em Análises Clínicas (1987) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Farmacologia e Química de Produtos Naturais pela UFPB (1991) e Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1997). Professora da UFPB, vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas. Coordenadora Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica vinculada à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFPB. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos/CCS/UFPB (Mestrado e Doutorado). Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2009-2015. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia Pré-Clínica de Produtos Naturais e Sintéticos e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade espasmolítica, fisiologia do exercício e reatividade muscular, canais de potássio, canais de cálcio, modelos animais de asma e obesidade, Solanaceae, Annonaceae, Fabaceae e Verbenaceae. Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq e CAPES) e do Programa Jovens talentos para Ciência da Capes. FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: orientou 49 projetos de iniciação científica (IC), 4 especialistas, 24 mestres e 12 doutores, além de ter coorientado 9 mestres e 5 doutores; atualmente orienta 4 alunos de IC, 1 de Mestrado e 5 de Doutorado.

CV Lattes
   

 

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes sociais