22 de janeiro

O Primeiro Dia da XXIV EVQFM

 

A XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (XXIV EVQFM), promovida pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ começou hoje com a expectativa de mais um encontro inesquecível. Mantendo seu formato clássico - conferências e cursos curtos em Química Medicinal, a escola, que atrai estudantes de diversas partes do país e da América Latina, iniciou pela manhã, no bloco N do Centro de Ciências da Saúde, o credenciamento dos seus 107 participantes.

Em seguida houve a solenidade de abertura, que contou com a presença da Coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Professora Lycia de Brito Gitirana; do Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Professor Luiz Eurico Nasciutti; da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal, Professora Patrícia Dias e do Coordenador da XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal, Professor Eliezer J. Barreiro.

Mesa de abertura da XXIV EVQFM: da esquerda para direita:
Professora Dra Lycia de Brito Gitirana; Professor Dr Luiz Eurico Nasciutti,
Professora Dra Patrícia Dias e Professor Dr Eliezer J. Barreiro.


Em seguida, tiveram início os cursos do Professor Carlos Alberto Manssour Fraga, sobre Fundamentos da Química Medicinal e o do professor Eliezer J. Barreiro com o título: "Causos da Química Medicinal do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio).

Na parte da tarde foi a vez dos cursos das professoras Lídia Moreira Lima, com o foco em "Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas” e da professora Bagnólia de Araújo Silva da Universidade Federal da Paraíba, com o curso "Fundamentos da Farmacologia na Química Medicinal”.

A primeira Conferência-Plenária desta edição da XXIV EVQFM ficou a cargo do Professor Dr. Arthur E. Kummerle, da UFRRJ, que falou sobre "Cumarinas: O uso desses Brilhantes Produtos Naturais na Busca por tratamentos para a Doença de Alzheimer e o Câncer". Após a conferência, o Professor Arthur sorteou os Livros "20 anos do LASSBio e o livro de autoria dos Professores Carlos A. M. Fraga e Eliezer J. Barreiro, "Química Medicinal: Bases Moleculares da Ação dos Fármacos".

Este foi o primeiro dia do início de uma semana de ensinamentos para 107 inscritos que vieram de 15 estados brasileiros (RR, RO, AM, PA, TO, MA, PI, PE, GO, MG, SP, RJ, SC, PR, RS), representando todas regiões do País, além dos participantes do Peru que representaram a América Latina.

 

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes sociais