25 de janeiro

O Quarto Dia da XXIV EVQFM

Thayssa Tavares, 25/01/2018.

 

O quarto dia da XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (XXIV EVQFM) já começou com muitas novidades.

Com o encerramento do curso ministrado pelo Professor Eliezer J. Barreiro no terceiro dia de escola se iniciou hoje, o curso intitulado “Aplicações de RMN em Química Medicinal”, ministrado pela Professora Luzineide W. Tinoco do Instituto de Pesquisa em Produtos Naturais (IPPN) da UFRJ. Durante o primeiro dia do curso, a professora procurou abordar os aspectos históricos e conceitos fundamentais da Ressonância Magnética Nuclear (RMN), abordando questões sobre campo magnético, frequência de precessão, spin nuclear e geração dos sinais em espectros de RMN. Além disso, o Professor Carlos Alberto Manssour Fraga deu continuidade ao curso “Fundamentos da Química Medicinal”, falando da contribuição do Professor Andrew Greene (nosso conferencista de ontem), na síntese do Taxotere®, um derivado sintético do Taxol®, sendo ambos opções de tratamento para o câncer.


Cursos ministrados pelos professores Luzineide W. Tinoco (IPPN\UFRJ) (à esquerda) e Carlos Alberto Manssour Fraga (à direita),
durante o quarto dia da XXIV EVQFM.




Com o término dos cursos na parte da manhã, todos foram convidados a participar da brilhante conferência “Do Rio de Janeiro a São Paulo em 15.600 km - A Trajetória Bumerangue de uma Química Computacional no Mundo da Descoberta de Novas Drogas”, proferida pela Doutora Gabriela Barreiro, da Eurofarma. A conferencista estimulou e incentivou os participantes, ao contar sua trajetória profissional, desde a iniciação científica, durante a graduação em Farmácia na UFRJ, até a conquista de um cargo de sucesso em umas das grandes empresas farmacêuticas mundiais, a Pfizer, em Groton, EUA, culminando com seu retorno ao Brasil como Gerente de Desenvolvimento Pré-clínico da Eurofarma, renomada empresa farmacêutica brasileira. A conferência foi bastante empolgante, resultando em inúmeras perguntas acerca do mercado profissional em uma indústria farmacêutica e do processo de desenvolvimento de fármacos industrial versus acadêmico.


Conferência “Do Rio de Janeiro a São Paulo em 15.600 km - A Trajetória Bumerangue de uma Química Computacional no Mundo da Descoberta de Novas Drogas”, proferida pela Doutora Gabriela Barreiro, da Eurofarma.


Após o intervalo para o almoço, os participantes retornaram às salas de aula para mais uma tarde de aprendizado no último dia dos cursos ministrados pelos Professores Paulo Roberto Ribeiro Costa (IPPN\UFRJ) e Lídia Moreira Lima (LASSBio\UFRJ). No curso “Síntese Orgânica Medicinal”, o Professor Paulo, prosseguiu com exemplos e discussões sobre a teoria da organocatálise e aplicações na síntese de fármacos e, em estratégias de retrossíntese para planejamento de rotas sintéticas. Já no curso “Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas”, a Professora Lídia concluiu, discutindo sobre o planejamento de fármacos tendo como base o metabolismo, sobre grupos toxicofóricos e interações medicamentosas.


Foto de encerramento dos cursos ministrados pelos Professores Lídia Moreira Lima (à esquerda) e
Paulo Roberto Ribeiro Costa (à direita).



E assim, enceram-se as atividades do penúltimo dia da XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal! O amanhã nos espera! Não deixe de conferir!

Atenção: Placar de ontem (24/01/2018) Náutico 3 x 0 Sport!

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes sociais