26 de janeiro

O Quinto Dia da XXIV EVQFM

 

Thayssa Tavares & Eliezer J. Barreiro 26/01/2018­­.

 

O quinto e último dia desta XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (XXIV EVQFM) foi marcado pelo encerramento das atividades deste evento que já é tradição, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

O Professor Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio/UFRJ) concentrou as discussões finais do curso “Fundamentos de Química Medicinal”, na apresentação de diversos exemplos de fármacos já consagrados no mercado, que para serem aprovados passaram pela utilização racional de diversas estratégias da Química Medicinal, com o intuito de melhorar características físico-químicas, farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Dentro desse contexto, o Professor abordou a utilização dos me-too como possibilidades de alternativas terapêuticas para obterem-se, vários perfis de seletividade.


Foto de encerramento do curso “Fundamentos da Química Medicinal” ministrado pelo
Professor Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio\UFRJ).




Já a Professora Luzineide Tinoco (IPPN/UFRJ), abordou, neste último dia do curso “Aplicações de RMN em Química Medicinal”, os fenômenos de relaxação e efeito NOE (Nuclear Overhauser Effect), na perspectiva de caracterização estrutural inequívoca de substâncias. Além disso, a Professora também apresentou os conceitos sobre espectros bidimensionais e a aplicação da técnica de RMN para estudos sobre a interação ligante-proteína.



Foto de encerramento do curso “Aplicações de RMN na Química Medicinal”, ministrado
pela Professora Luzineide Tinoco (IPPN\UFRJ).



A conferência do dia foi marcada por um assunto de imensa importância, no contexto de desenvolvimento de novos fármacos, a propriedade intelectual, discutida de maneira esclarecedora e bastante didática pela Professora Márcia Paranho Veloso da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Com o título, “A Importância da Propriedade Intelectual no Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos”, a conferência permitiu discutir conceitos/regras sobre invenção, descoberta e inovação no contexto farmacêutico e contou com participação expressiva dos participantes.


Professora Márcia Paranho Veloso (FF-UNIFAL) (à esquerda), com a Professora Maria Letícia C. Barbosa (LASSBio/UFRJ) (à direita) durante a Conferência “A Importância da Propriedade Intelectual no Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos”



Na parte da tarde, os participantes puderam interagir de maneira mais informal e próxima com os Professores participantes da XXIV EVQFM e do LASSBio (ICB-UFRJ), sanando dúvidas a respeito do ingresso no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM) do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB\UFRJ), bem como sobre eventuais parcerias e convênios entre laboratórios de instituições diferentes. Também foi pauta de discussão, a falta de investimento no ensino e pesquisa, que prejudica enormemente o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.


Alunos e professores durante a sessão de “Bate-papo”, já tradicional no último dia da XXIV EVQFM.



Os participantes, organizados em três grupos, também puderam conhecer as dependências do LASSBio (ICB) e entender de forma prática como é o desenvolvimento de um projeto de pesquisas em Química Medicinal no contexto acadêmico, conhecendo mais de perto o tripé que rege esta área interdisciplinar: síntese orgânica medicinal, modelagem molecular e bioensaios celulares.


Visita dos participantes da XXIV EVQFM aos setores de Modelagem Molecular (à esquerda, em cima); Síntese Orgânica (à direita, em cima e à esquerda, embaixo) e ao Setor de ensaios Biológicos (à direita, embaixo) do LASSBio (ICB-UFRJ).


A cerimônia de encerramento coroou o fim desta XXIV EVQFM, contemplando os alunos: Iohana Machado (UniRitter-RS), Gabriela Mendonça (UFRR-RR), Schaiane Ferri (UNISINOS-RS), Dariane Lopes (UFRR-RR), Leandra Souza (UFCSPA-RS) e Diego Oliveira (FEBAC-MA) com bolsas concedidas a partir dos recursos arrecadados com inscrições, mediante critérios de distância em relação à instituição de origem, carta de recomendação de professor do candidato e 100% de presença nos cursos inscritos e nas conferências.

Para finalizar, o Coordenador da XXIV EVQFM, Professor Eliezer J. Barreiro, em sua alocução final, agradeceu a presença de todos, ao trabalho realizado pela comissão organizadora, demais professores convidados, o apoio financeiro das agências de fomento CNPq & CAPES assim como à Decania do CCS da UFRJ.

Desta forma, finalizou-se a XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, com a certeza do dever cumprido e com o compromisso de fazer sempre,  mais e melhor!

Aguardamos todos na próxima edição a XXV EVQFM, que será realizada nos dias 21 a 25 de janeiro de 2019. Até lá!!!!


O Coordenador, Professor Eliezer J. Barreiro, na cerimônia de encerramento da XXIV EVFQM (à esquerda), com os alunos contemplados com a bolsa: Iohana Machado (UniRitter-RS), Leandra Souza (UFCSPA-RS), Gabriela Mendonça (UFRR, RR), Professor Eliezer J. Barreiro, Dariane Lopes (UFRR-RR), Diego Oliveira (FEBAC-MA) e Schaiane Ferri (UNISINOS-RS), da esquerda para a direita.







Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes sociais