23 de janeiro

O Segundo Dia da XXIV EVQFM

O segundo dia da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal iniciou-se logo pela manhã com o mini-curso “Causos de Química Medicinal do LASSBio”, durante o qual, o Professor Eliezer J. Barreiro (LASSBio\UFRJ) estabeleceu a relação histórica das N-acilidrazonas (NAH), com o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) do ICB da UFRJ, através da discussão de diversos trabalhos do grupo, além da utilização das estratégias de bioisosterismo e hibridação molecular no planejamento molecular de NAH bioativas. Simultaneamente, o Professor Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio/UFRJ), ministrou o curso “Fundamentos da Química Medicinal”, buscando construir as bases para a compreensão das interações entre biorreceptor e ligante, abrangendo desde as propriedades estruturais e eletrônicas, até os efeitos físico-químicos na estabilidade de um fármaco no meio biológico.


Cursos ministrados pelos professores Eliezer J. Barreiro (à esquerda) e Carlos Alberto Manssour Fraga (à direita), durante o segundo dia da XXIV EVQFM.


Para encerrar as atividades da manhã, foi realizada a conferência intitulada “Ensaios de binding no processo de descoberta de novos fármacos” pelo Professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, François G. Noel (ICB/UFRJ), durante a qual foi possível demonstrar, de forma objetiva, a interdisciplinaridade existente no contexto do desenvolvimento de novos fármacos.


Conferência “Ensaios de binding no processo de descoberta de novos fármacos”,
proferida pelo Professor François G. Noel (ICB\UFRJ).



No período da tarde foi a vez das Professoras Lídia Moreira Lima (LASSBio/UFRJ) e Bagnólia de Araújo Silva (UFPB) ministrarem seus cursos. No curso “Metabolismo de fármacos: aplicações na toxicologia e interações medicamentosas”, foi discutido entre a Professora Lídia e os alunos o treinamento do olhar químico para a predição de reações metabólicas de fase 1 através da análise estrutural de fármacos. Já no curso “Fundamentos da Farmacologia na Química Medicinal” a Professora Bagnólia, ilustrou com exemplos variados, os conceitos de farmacologia e de prescrição de medicamentos de forma prática, incentivando os alunos a trazerem de suas casas prescrições médicas com o intuito de se identificar possíveis equívocos clínicos, como erros de dose, posologia, dentre outros.


Turma de alunos do curso ministrado pela Professora Bagnólia Araújo Silva (UFPB).


Assim, foram encerradas as atividades do segundo dia da XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, porém, muitas novidades estão por vir nos próximos dias, não deixe de acompanhar!

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes sociais