24 de janeiro

O Terceiro Dia da XXIV EVQFM

Thayssa Tavares, 24/01/2018.

 

Muitas atividades agitaram o terceiro dia da XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (XXIV EVQFM).

Na parte da manhã, os participantes puderam dar prosseguimento e aprofundar ainda mais seus conhecimentos em Química Medicinal ao assistirem os cursos ministrados pelos Professores Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga, que trataram dos caminhos percorridos pelo LASSBio, em seus mais de 20 anos de existência e sobre as principais estratégias utilizadas na Química Medicinal para o planejamento de novos fármacos, respectivamente.

Para encerrar com chave de ouro as atividades da manhã, o Professor Andrew Greene, da Universidade de Grenoble, na França, nos brindou com uma excelente conferência com o tema: “Diverse Natural Products from Dichlorocyclobutanones: an Evolutionary Tale”, na qual ele abordou métodos sintéticos eficazes, de alto rendimento e regiosseletivos para obtenção de uma grande diversidade de α,α-diclorociclobutanonas. Além disso, todos os participantes da Escola se reuniram para a foto oficial do evento o que também promoveu maior interação entre os alunos e professores.



Conferência “Diverse Natural Products from Dichlorocyclobutanones: an Evolutionary Tale”, proferida pelo Professor Andrew Greene (à esquerda, embaixo) da Universidade de Grenoble, durante o terceiro dia da XXIV EVQFM.







Foto oficial da XXIV Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal com todos os participantes e professores.


O terceiro dia da XXIV EVQFM foi concluído durante a tarde desta quarta-feira ensolarada e quente, com a continuidade do curso da professora Lídia Moreira Lima, agora com a parte prática, na qual os alunos puderam acompanhá-la ao laboratório e obterem uma ideia clara a respeito dos estudos realizados em relação ao metabolismo e toxicidade dos fármacos. Além disso, tivemos a estreia do curso “Síntese Orgânica Medicinal”, ministrado pelo Professor do Instituto de Pesquisa em Produtos Naturais da UFRJ, Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa. O professor introduziu o curso com os termos e linguagem utilizados em síntese orgânica e posteriormente apresentou diversos exemplos da rota sintética de fármacos como o propranolol e efavirenz.




Cursos ministrados pelos professores Lídia Moreira Lima (à esquerda) e Paulo Roberto Ribeiro Costa (à direita), durante o terceiro dia da XXIV EVQFM.


Deste modo, concluímos nosso terceiro dia da XXIV EVQFM com sucesso, e ansiosos para o próximo dia! Sigamos!!!

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes sociais