Copyright 2018 - Custom text here
  • XXV EVQFM - Inscrições

  • O CCS - UFRJ

  • A UFRJ

  • O Rio de Janeiro

Curso 1: Fundamentos de Química Medicinal

Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga
Universidade Federal do Rio de Janeiro

EMENTA:
Definição de Química Medicinal (QM), seus conceitos básicos e terminologia; caracterização da importância das propriedades físico-químicas e estruturais na fase farmacocinética e farmacodinâmica; Invenção X Descoberta X Desenvolvimento de fármacos; Demonstração das principais estratégias empregadas em QM para o planejamento de novos candidatos a fármacos, i.e. bioisosterismo, hibridação molecular, restrição conformacional, homologação; Identificação e compreensão das relações entre estrutura-química e a atividade farmacológica; uso de estratégias para otimização do composto-protótipo; Descrição da evolução temporal da Química Medicinal apontando os fatos históricos que culminaram com a descoberta de alguns fármacos sintéticos de destaque, seu mecanismo de ação molecular, a relação entre a estrutura química e atividade biológica, o perfil metabólico e toxicológico, incluindo: Sulfas, Benzodiazepínicos; Piroxicam e os Inibidores da COX-2; Cimetidina; Omeprazol; Captopril, Sildenafil; Oxaminiquina e o Imatinibe.


Referências Bibliográficas:

Eliezer J. Barreiro & Carlos Alberto Manssour Fraga, “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos”, 3ª Edição, Editora ArtMed, Porto Alegre,  2015.



Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é mestre e doutor em química orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ é, também, orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em química do Instituto de Química da UFRJ e de pós-graduação em farmacologia e química medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ, atuando nas áreas de química medicinal, síntese e tecnologia químico-farmacêutica de protótipos bioativos candidatos a fármacos.
Prof. Dr. Carlos Alberto
Manssour Fraga
UFRJ/LASSBio
 




Curso 2: Metabolismo de Fármacos: Aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas

Profª. Drª. Lídia M. Lima
Universidade Federal do Rio de Janeiro


EMENTA:
Serão apresentados e discutidos os processos enzimáticos e as reações envolvidas no metabolismo de xenobióticos, a partir de exemplos de fármacos das mais diversas classes terapêuticas. As relações entre o estudo do metabolismo e o planejamento racional de novos fármacos e entre metabolismo e toxicidade serão abordados. A importância, os tipos e as razões moleculares das interações medicamentosas serão tratados ao longo do curso, com ênfase naquelas decorrentes de fatores envolvendo o metabolismo oxidativo.



É farmacêutica formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), na especialidade Química Medicinal, e Pós-Doutorado em Química Medicinal pela Universidade de Navarra (UNAV, Pamplona, Espanha). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Secretária Regional da SBQ-Rio (2010-2012) e Chefe do Departamento de Fármacos (2010-2012) da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Foi bolsista do programa Jovem Cientista da FAPERJ. É pesquisadora nível 2 do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Superintendente Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Foi coordenadora do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos do ICB-UFRJ (2014-2016). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (ICB-UFRJ) e Diretora Adjunta de Graduação (ICB-UFRJ). Trabalha no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio, ICB, UFRJ) em projetos de pesquisa na área de Química Medicinal, atuando nos seguintes temas: desenho e síntese de novos anti-inflamatórios; novos candidatos a fármacos quimioterápicos (ênfase em anti-chagásicos; leishmanicidas e antineoplásicos) e hipoglicemiantes orais; otimização do composto-líder; estudo das propriedades druglikeness e metabolismo de xenobióticos.
Profª. Drª. Lídia
Moreira Lima
UFRJ/LASSBio
 




Curso 3: Grupos Funcionais em Química Medicinal

Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro

EMENTA:
Este curso curto, inédito, abordará o estudo dos grupos funcionais da Química Orgânica (QO), sob a ótica da Química Medicinal. Pretende-se fazer uma ponte entre estas disciplinas, reunindo os conhecimentos clássicos das propriedades e reatividades dos principais grupos funcionas da QO, presentes em moléculas de fármacos, e suas eventuais consequências nas propriedades farmacodinâmicas (PD) e farmacocinéticas (PK) na ação dos fármacos.

Bibliografia:
TL Lemke, Review of Organic Functional Groups: Introduction to Medicinal Organic Chemistry, Lippincott Williams & Wilkins, 3rd Ed., 1992, Baltimore, EUA.
Artigos diversos reunidos por afinidade temática.



Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência em Química Farmacêutica Medicinal. É coordenador científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Academia Brasileira de Ciências. É o idealizador da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e autor do livro “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos".
Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro
UFRJ/LASSBio
 




Curso 4: Modelagem Molecular para a Química Medicinal

Prof. Dr. Carlos Maurício R. de Sant'Anna
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


EMENTA:
Energia e conformações Moleculares:
superfície de energia potencial; principais métodos para o cálculo de energia em Modelagem Molecular.

Geometria e Propriedades Moleculares: Programas de Modelagem Molecular; modelos e gráficos moleculares; propriedades em superfícies moleculares

Desenho de fármacos baseado na estrutura dos ligantes: QSAR e métodos de campos moleculares; modelos farmacofóricos; Triagem Virtual com modelo farmacofórico; planejamento De Novo

Desenho de fármacos baseado na estrutura na estrutura do alvo: Modelagem de proteínas; interação proteína-ligante; docking molecular; Triagem Virtual de Ligantes por docking

 

Bibliografia

  • LEACH, A., Molecular Modelling: Principles and Applications, 2nd Edition, Pearson, ISBN-13: 978-0582382107
  • SANT'ANNA, C. M. R. , Uma Introdução à Modelagem Molecular Aplicada à Química Medicinal. In: E. J. Barreiro; C. A. M. Fraga. (Org.). Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos, 3ª edição (2014).
  • SANT'ANNA, C. M. R., Glossário de Termos Usados no Planejamento de Fármacos (Recomendações da IUPAC para 1997). Química Nova. , v.25, p.505 - 512, 2002.
  • SANT'ANNA, C. M. R., Métodos de Modelagem Molecular para Estudo e Planejamento de Compostos Bioativos: Uma Introdução. Revista Virtual de Química, 1, 49 - 57, 2009.

YOUNG, D., Computational Chemistry: A Practical Guide for Applying Techniques to Real World Problems, Wiley, ISBN: 978-0-471-33368-5



Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). É Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2015. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Modelagem Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e desenvolvimento de compostos bioativos com atividade farmacológica e com aplicações em agroquímica. É revisor de periódicos nacionais e internacionais na área de Química. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ por dois mandatos, onde também orienta Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ, do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) pela UFRRJ e do Programa de Mestrado em Matemática e Modelagem Computacional da UFRRJ. Foi Vice-Diretor e Diretor da Divisão de Química Medicinal e Química Biológica da Sociedade Brasileira de Química.
Prof. Dr. Carlos Maurício R. de Sant'Anna
UFRRJ
 




Curso 5 : Fundamentos de Farmacologia para a Química Medicinal

Prof. Dr. Cláudia Lúcia Martins
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

EMENTA:
Este curso abordará aspectos da interação fármaco-receptor considerando os conceitos de curva dose-resposta, agonista e antagonista, atividade intrínseca, potência e eficácia, e sua aplicação em processo de desenvolvimento de fármacos. Também haverá discussão dos diferentes tipos de antagonismo, métodos utilizados na determinação de parâmetros tais como: CE50, CI50, Kd, KB, pA2, tipos de receptores, aspectos moleculares da ação dos fármacos e conceito de biodisponibilidade.



Atualmente é Professora Associada 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Defendeu Tese de Doutorado no Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ) com ênfase na área vascular, tendo realizado doutorado sanduíche na Université Catholique de Louvain. O Pós-doutorado foi realizado na USP em projeto sobre a regulação da via nitrérgica endotelial. Desenvolve sua Linha de Pesquisa no Laboratório de Farmacologia Bioquímica Molecular (ICB/UFRJ) em modelos fisiopatológicos associados à inflamação e hiperplasia de miócitos, visando identificação de novos alvos terapêuticos com potencial de translacionalidade como alternativas terapêuticas. No contexto da Farmacologia Vascular e Inflamação coordena projetos que investigam alterações funcionais da célula endotelial, miócito e em células mononucleares decorrentes de inflamação crônica e associados à produção de NO, estresse oxidativo e sinalização purinérgica P2 (Diretório de Pesquisa/CNPq: Biologia da célula endotelial). Outra linha de pesquisa (Farmacologia da Hiperplasia Prostática Benigna) estuda a participação de adrenoceptores e do receptor de EGF na fisiopatologia da hiperplasia prostática benigna (HPB) com perfil de inovação em desenvolvimento de novos fármacos. Coordena desde 2007 o projeto que avalia novos derivados N-fenilpiperazínicos (série LDT) com perfil de antagonismo multi-alvo, e que inibem a proliferação de células estromais humanas e causam relaxamento prostático, sendo candidatos a protótipos para o tratamento da HPB. Tal projeto foi objeto de pedido de depósito de patente nos EUA, Europa, Brasil, dentre outros países. Coordenou projeto de pesquisa no edital FAPERJ Emergentes além de outros projetos com financiamento CNPq e FAPERJ. A pesquisadora é filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental (SBFTE), Clube Brasileiro de Purinas e American Society for Microbiology (ASM). Membro do corpo editorial da Frontiers in Analytical and Experimental Pharmacology, e revisor ad hoc da European Journal of Pharmacology, Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, e PLoS One. Membro do Conselho Deliberativo da SBFTE. Coordena o Programa de Pesquisa em Farmacologia e Inflamação (ICB/UFRJ). Orienta pelo programa de pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ), e já orientou teses de Dourorado em Fisiologia (USP) e Biofísica (UFRJ).

Ver também: Outras informações. @CMartinsUFRJ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Profª. Drª Cláudia Lúcia Martins  




Curso 6 : Highlights in Medicinal Chemistry

Dr. Simon Campbell
Pfizer
Inglaterra
Prof. Dr. Stefan Laufer
Universidade de Tübingen
Alemanha


O curso tratará de aspectos específicos da Química Medicinal sob a ótica de cada um dos ministrantes, contribuindo para refinar a visão crítica sobre a disciplina.


 Patrocínio

              
                                          

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes Sociais