Copyright 2019 - Custom text here

 Escola de Verão dá boas-vindas pelo 25º ano consecutivo

 

 

 Por Lúcia Beatriz / Serendipity Comunicação*

 

Nesta edição a Escola de Verão completa bodas de prata com a Química Farmacêutica Medicinal. O caso de “amor” pela promoção do ensino da disciplina teve início nas férias de verão de 1994. De lá pra cá, 25 anos se passaram e o evento consolidou-se no calendário das Ciências Farmacêuticas, sendo considerado hoje um importante fórum para formação e atualização de estudantes e profissionais em tópicos de fronteira da Química Farmacêutica Medicinal.

 

Com uma programação especial voltada para a comemoração de seu 25º. aniversário, com direito a mesa-redonda, visita guiada ao LASSBio (UFRJ) - laboratório anfitrião do evento - , e  lançamento do livro comemorativo dos seus 25 anos, a Escola de Verão esse ano inovou, porém, sem perder a sua tradição.

Os estudantes vieram de varias partes do país para participar da XXV Escola de Verão

 

 Como de costume, desde a sua 1ª edição, a parte da manhã e da tarde é  dedicada a cursos de graduação e pós-graduação, e a hora do almoço, ao Ciclo de Conferências. A cada dia da semana, um especialista em Química Farmacêutica Medicinal apresenta uma conferência, desvendando tópicos recentes desta disciplina que observa contínua evolução.

Mesa de abertura com representantes da UFRJ deram as boas-vindas aos participantes da Escola de Verão

 

 Para dar as boas-vindas aos mais de 110  alunos e professores, que vieram de diferentes estados do Brasil e do exterior, a cerimônia de abertura da XXV Escola de Verão contou com a presença do seu coordenador científico, Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio/UFRJ) e dos representantes da UFRJ, Prof. Luiz Eurico Nasciutti, Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da Profa. Patricia Dias Fernandes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (ICB/ UFRJ).

 

Em sua fala, o Prof. Eliezer J. Barreiro relembrou a história do evento

 

 Em sua fala, o Prof. Eliezer J. Barreiro relembrou a história do evento, rendendo tributo a  nomes que contribuiriam para sucesso da Escola de Verão, ao longo dos seus 25 anos. Barreiro, que esse ano se despede do coordenação do evento, chegou a brincar dizendo que o perfil dos inscritos mudou, são mais jovens. Pois agora o estudantes têm uma idade menor que o número de edições da Escola!



 

Conferência de emocionar

 



Ao lado de sua filha, o Prof. Baraldi fez uma viagem pelo tempo, relembrando marcos de sua trajetória científica.



Inaugurando o primeiro dia do Ciclo de Conferências, nesta segunda-feira (21), a XXV EVQFM recebeu o Prof. Píer G. Baraldi, da Universidade de Ferrara, na Itália. O pesquisador que,  esteve presente em 2004 – 2009 – 2012 – 2014,  está vindo ao evento pela quinta vez, acompanhado  da família, apresentar a retrospectiva de sua carreira cientifica. Em uma conferência que mexeu com os sentimento de todos, Baraldi apresentou, ao som de “Imagine”, um projeto que  foi batizado com as iniciais de seu nome e representa a realização de um grande sonho. A criação de um mecanismo efetivo para aproximar a Academia da indústria. 

 

Ao lado de sua filha,  Stefania Baraldi, o pesquisador italiano fez uma viagem pelo tempo, mostrando em retratos antigos e recortes de jornais e revista, marcos de sua trajetória científica na busca de novos candidatos a fármacos e medicamentos. Os principais desafios de pesquisa, no âmbito de diferentes áreas como prostaglandinas, adenosina, endocanabinóides ilustraram a expressiva contribuição do Prof. Baraldi na Química Farmacêutica Medicinal. 


Baraldi mudou a versão de sua palestra para o português, tornando a mais acessível e emocionante, ao público presente.

 


Com 45 patentes, quase 400 publicações e índice
H= 65, nenhuma estatística científica seria tão grande como seu coração generoso. Ao apresentar o seu mais recente projeto, a plataforma PGB Link, Baraldi mudou a versão de sua palestra para o português, tornando a mais acessível e emocionante, ao público presente.


 

Cursos de curta duração

 

Hoje pela manhã teve início o curso “Introdução à Química Medicinal” apresentado pelo Prof. Carlos Manssour Fraga (LASSBio-UFRJ) e o curso ”Modelagem Molecular para a Química Medicinal” ministrado pelo Prof. Carlos Maurício Sant’Anna (UFRRJ). À tarde começaram os cursos “Metabolismo de Fármacos: aplicações na Toxicologia e Interações Medicamentosas” com a Profa. Lídia M. Lima (LASSBio/UFRJ) e “Fundamentos de Farmacologia para a Química Medicinal”, da Profa. Cláudia Lúcia Martins Silva (ICB-UFRJ). E assim transcorreu o primeiro dia da 25a Escola de Verão. 

 Prof. Carlos Maurício Sant’Anna (UFRRJ) apresentou o curso ”Modelagem Molecular para a Química Medicinal”



*Fotos: Gabriel Lopes

 Patrocínio

              
                                          

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes Sociais