Copyright 2019 - Custom text here

"Highlights in Medicinal Chemistry" atrai alunos de pós-graduação

 

 Por Lúcia Beatriz / Serendipity Comunicação*


 

A Escola de Verão desta quinta feira começou com “good morning”, pois hoje teve inicio o curso” Highlights in Medicinal Chemistry”. Muito esperado pelos alunos de pós-graduação, o curso tratou de aspectos específicos da Química Medicinal sob a ótica de cada um dos seus ministrantes estrangeiros. Hoje o curso foi apresentado pelo Prof. Stefan Laufer, da Universidade de Tubingen (Alemanha), amanhã será a vez do Sir. Simon Campbell, pesquisador da Royal Society of Chemistry (Inglaterra), dar a sua contribuição para refinar a visão crítica sobre a disciplina.

Participantes vieram de diversas partes do país estudar na Escola de Verão


Em paralelo ao curso voltado ao público da pós-graduação e profissonais, aconteceu o quarto dia do curso “Introdução à Química Farmacêutica Medicinal”, do Prof. Carlos Manssour Fraga (LASSBio/ UFRJ), atividade com a maior carga horária da Escola de Verão.



De ex-aluno à conferencista da Escola de Verão


O bom filho a casa torna! Na hora do almoço, foi a vez do Prof. Claudio Viegas, da Universidade Federal de Alfenas/ MG (Unifal) apresentar a sua conferência na Escola de Verão. Viegas, que é ex-aluno da Escola e, em diversas ocasiões, já retornou ao evento com uma caravana de alunos de sua universidade mineira, apresentou um conferência sobre o planejamento racional de fámacos para doenças neurodegenerativas.

O Prof. Claudio Viegas (Unifal) ministrou conferência sobre
planejamento de fármacos para doenças neurodegenerativas


Em sua apresentação, Viegas explicou com detalhes como se dá o processo bioquímico envolvido nas doenças neurodegenerativas, Alzheimer e Parkinson, destacando a sua característica multifatorial e a importância do desenvolvimento de fármacos com esse perfil terapêutico, capazes de modular diferentes alvos moleculares de uma só vez.

Segundo o pesquisador, comparados aos coqueteis e formulações com vários medicamentos, os fármacos multifatoriais podem ser mais baratos, apresentar menos interações medicamentosas e ser menos tóxicos. Durante a sua conferência, Viegas mostrou o resultado de estudos que tem conduzido nos últimos 10 anos usando o novo paradigma do fármaco multialvo.



Curso inédito tem início na XXV EVQFM


Na parte da tarde, hoje teve início um curso até então inédito na Escola de Verão. Ministrado pelo Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBIo/ UFRJ), o curso "Grupamentos funcionais em Química Medicinal" atraiu estudantes de graduação e pós-graduação.

O Prof. Eliezer inaugurou curso inédito na Escola de Verão,
"Grupamentos Funcionais em Química Orgânica"


Em paralelo, também houve a continuidade do curso "Metabolismo de Fármacos: interações medicamentosos" apresentado pela Prof. Lídia Moreira Lima (LASSBio/ UFRJ. Essa foi a terceira aula desse curso de curta duração que há mais de uma década já se tornou tradição na Escola de Verão.

E assim encerrou o penúltimo dia da Escola de Verão. Amanha tem mais.




*Fotos: Gabriel Lopes

 Patrocínio

              
                                          

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes Sociais